Veja Como Elaborar uma Estratégia de Negócios Para a sua Loja

Em mercados cada vez mais competitivos, ainda é possível fazer uma loja se destacar? Para a salvação de muitos lojistas, sim! Uma boa estratégia de negócios consegue melhorar o posicionamento da marca, aumentar a lucratividade e ainda bater a concorrência. Diante disso, veja o que não pode faltar em sua estratégia.

Análise da atuação no mercado

Antes de começar uma nova etapa, que tal olhar para o que já foi feito? Fazer uma análise sobre a atual posição da loja é uma das melhores formas de evitar erros no planejamento da estratégia de negócios.

Você pode fazer isso por meio da famosa análise SWOT. Ela vai te ajudar a verificar os pontos fortes e fracos da loja, de modo que você possa trabalhá-los melhor. Além disso, também ajuda a identificar as ameaças da concorrência e as oportunidades existentes.

Com esse panorama em mãos, a ideia é que você consiga usar estratégias mais assertivas e voltadas para as particularidades do seu negócio.

Definição de objetivos da estratégia de negócios

Depois de entender como está a atuação da loja no mercado, chega o momento de estabelecer o que deve ser mudado. Quer alcançar os principais concorrentes? Vender mais para abrir uma filial? Conseguir fidelizar os clientes? Afinal, o que o comércio precisa para alcançar êxito?

Toda loja deve ter objetivos bem definidos e planos de como alcançá-los (o que inclui até mesmo a escolha da linha de produtos específica que será o carro-chefe de vendas). Mas vale lembrar que todas as decisões precisam ser muito bem embasadas, considerando sempre:

  • as necessidades do público-alvo;
  • as vantagens competitivas da loja;
  • a atuação da concorrência.

Também se questione sobre as deficiências da sua loja. Isso facilitará a criação de metas importantes para alcançar os objetivos e também ajudará a enxergar o que é mais urgente.

Alinhamento das campanhas

Chega de fazer ações aleatórias. As campanhas de uma loja devem ser planejadas a partir da estratégia de negócios. Portanto, reveja o que era feito e alinhe os novos objetivos com as melhores estratégias de marketing atuais.

Vale até buscar opções nunca experimentadas pela loja. Você já pensou, por exemplo, em fazer marketing sensorial no seu negócio? Isso pode resultar em diversas conquistas diferentes, como a melhora da experiência do consumidor e o aumento das vendas. Tudo isso acompanhado o reforço da identidade da marca.

Então, repense as suas campanhas de marketing e garanta que, na prática, elas estejam de acordo com os objetivos definidos. Aliás, para melhorar os resultados, continue navegando pelo blog do Atmosfera e veja quatro dicas voltadas para campanhas e promoções!

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