Como manter o cliente por mais tempo em minha loja

Como manter o cliente por mais tempo em minha loja

O mercado varejista está sentindo na pele os efeitos da crise econômica do país. Por isso, é fundamental que os empresários que realmente querem crescer invistam em ações diferenciadas para conseguir driblar os problemas que esse momento está causando para o mercado e a dúvida frequente: como manter o cliente por mais tempo em minha loja, pode ser um problema comum entre os varejistas.

Além de encontrar diferenciais competitivos que realmente façam a diferença em relação aos concorrentes, é preciso descobrir também novas ações que podem ajudar a manter o cliente por mais tempo dentro de sua loja, fazendo com que ele compre e, a longo prazo, resultando em um aumento considerável do ticket médio do seu negócio.

Quais ações você pode usar dentro da sua empresa para aumentar a permanência do cliente dentro da sua loja? Separamos algumas opções que prometem resolver esse problema:

Organização das lojas para manter o fluxo de clientes

O primeiro passo é organizar a sua loja de forma bem estruturada para manter o fluxo de clientes. Nesse momento, a intenção não é fazer os clientes entrarem rápido e saírem rápido, e sim deixar espaço suficiente para que o cliente transite sem problemas entre os produtos, gôndolas e mesas dentro do seu PDV.

Isso é fundamental para aumentar a quantidade de clientes dentro da loja. Apesar de pensarmos que uma loja aparentemente cheia é bom para os negócios, essa imagem também pode ser um problema, pois com a correria do dia a dia, as pessoas tendem a evitar locais com filas aparentemente muito grandes.

Forneça wi-fi para seus clientes

Um outro modo de manter os clientes por mais tempo dentro da sua loja é fornecer wi-fi para eles. Nesse momento, precisamos nos abdicar de certos pensamentos que acabam prejudicando essa estratégia. Esqueça aquela porcentagem de pessoas que estarão dentro da loja apenas pelo wi-fi. Esse tipo de comportamento pode acabar resultando em pequenas compras.

Já para o cliente que realmente está decidido a comprar dentro da loja, essa medida reforça o conforto e comodidade do cliente, fazendo com que ele possa utilizar o ambiente para responder mensagens ou ler algum e-mail.

Investimento em marketing sensorial para empresa varejista

O marketing sensorial é uma excelente opção para o mundo varejista. Trabalhe com ações que estimulem os cinco sentidos do seu cliente. Um exemplo que tem dado muito certo em lojas de varejo é a utilização de música ambiente. Existem empresas responsáveis pela elaboração de playlists com músicas estratégicas que tendem a estimular a compra. Essa é uma solução muito comum e que tem dado certo!

Se o seu nicho permitir, invista também em olfato. Algumas lojas de roupa referência no mercado são caracterizadas por terem um “cheirinho específico”. Esse cheio nada mais é do que a representação olfativa daquela marca, e funciona muito bem: ao sentir aquele cheio, o cliente rapidamente remente à empresa, despertando o desejo por um novo produto, por exemplo.

Disposição de produtos de forma estratégica

A disposição dos produtos também é uma forma de manter o cliente por mais tempo em sua loja. Pense em uma forma de manter produtos dispostos de forma complementar. Isso pode auxiliar, inclusive, no aumento do ticket médio da sua empresa.

Lembre-se de empresas como a Tok & Stok, que possuem a disposição dos produtos de forma estratégia, pensando sempre nos cômodos da casa e em formas de induzir o cliente a levar produtos que se complementam.

Que tal aplicar algumas dessas estratégias no seu negócio? Quer saber mais ou tem alguma dúvida? Deixe um comentário!

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