Tudo que você precisa saber sobre o ECAD

ECAD

Ecad Direitos Autorais (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) é uma instituição privada, sem fins lucrativos, instituída pela lei 5.988/73 e mantida pela Lei Federal 9.610/98 e 12.853/13.

Na prática, eles trabalham arrecadando os direitos autorais de quem usa música em ambientes públicos com fins comerciais e distribui a verba arrecadada aos artistas inscritos na instituição.

Quando devo pagar pelos Direitos Autorais?

Bem simples, se você é uma academia, loja, restaurante, expositor em feira de negócios, ou qualquer outro tipo de negócio que usa música ou até TV em seu ambiente comercial, precisa repassar a arrecadação.

Isso é indiferente se você tem o serviço da ListenX, usa pendrive, rádio FM, TV, ou qualquer outra forma de distribuir som em seu estabelecimento comercial.

Como é calculado o valor?

O valor depende um pouco da região do país em que você está, mas esse valor é calculado usando como base a metragem quadrada da área sonorizada.

Veja bem, m² da área sonorizada não quer dizer o tamanho total da loja.

Você deve calcular o espaço de circulação de pessoas onde toca música, desconsiderando assim estoques, balcões, expositores etc.

Isso deve chegar em torno de 20 a 30% da sua área total.

Existe algum jeito de ter música e não precisar pagar?

Atualmente, existem algumas soluções que isentam o pagamento de ECAD, porém são músicas desconhecidas.

Nesse caso existe uma certa dificuldade de alcançar a mesma experiência ao cliente quando comparada a seleções com o acervo de músicas que necessitam do pagamento dos direitos, que é muito mais rico e trazem muito mais vínculo emocional por serem músicas conhecidas do seu público-alvo.

Como obter o valor investido no ECAD de volta?

Conheça o serviço Atmosfera e saiba como melhor usufruir do valor investido ao Ecad. Teste por 10 dias de graça:

Rádio Atmosfera Experimentar

 

Ana Carolina

Sobre Ana Carolina 

Sou analista de marketing na ListenX. Apaixonada pelo que faço e amante de música, natureza e viagens.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *