Por que o treinamento de vendedores é fundamental no varejo

Treinamento de vendedores

No varejo, o treinamento de vendedores é essencial para as empresas que querem aumentar as receitas e sobreviverem no mercado no longo prazo. Para o consumidor, muitas vezes o vendedor é a pessoa que representa o estabelecimento ou “personifica” a marca. Logo, a equipe de vendas deve estar preparada para proporcionar a melhor experiência para o cliente dentro da loja. Confira, a seguir, outros motivos para investir na formação dos vendedores e como pode fazer esse treinamento.

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Conhecimento de produtos e serviços

Vender um automóvel é diferente de comercializar roupas ou alimentos. Por mais que existam técnicas de vendas universais ou abrangentes, sempre é necessário conhecer a fundo os produtos ou os serviços da loja onde se vai trabalhar.

O treinamento de vendedores servirá justamente para oferecer conhecimento aprofundado para os colaboradores sobre as ofertas da empresa. Dessa forma, o vendedor estará capacitado para responder às dúvidas mais complexas dos clientes. Lembre-se de que um consumidor bem informado se sentirá mais seguro de fechar um negócio.

Habilidades de comunicação

O treinamento de vendedores serve ainda para ensinar as maneiras corretas de se abordar o cliente na loja, desde a forma de se cumprimentar até o momento certo de concretizar a venda. A capacitação pode também enfatizar a necessidade de o vendedor saber ouvir e falar na hora certa. Afinal, muitas vendas deixam de ser feitas por causa de profissionais ansiosos, que não escutam os anseios do cliente e, por isso, deixam escapar oportunidades de negócios.

Experiência do cliente

Uma empresa pode elaborar um conceito para a loja alinhado aos objetivos estratégicos da marca e investir no visual merchandising e na ambientação da loja, mas, se a interação entre vendedor e consumidor não for agradável, os resultados poderão ficar aquém do esperado.

O treinamento de vendedores permitirá que os colaboradores entendam o conceito da loja, incorporem a cultura da empresa, além de compreenderem o público-alvo. Dessa forma, os vendedores conseguirão se “conectar” com os clientes, ou seja, “falar a mesma língua” e, assim, favorecer o aumento do ticket médio de compras.

Fidelização dos clientes

Vendedores bem treinados, que conhecem os produtos e os serviços que comercializam, tiram as dúvidas dos consumidores e agem como se fossem verdadeiros consultores, favorecem a loja no longo prazo.

Quando o cliente se sente bem atendido e, o melhor, quando enxerga na loja uma política clara de qualidade no atendimento, tende a se tornar fiel à marca e a propagá-la para mais pessoas por meio do marketing boca a boca.

Capacitação e treinamento de vendedores

Existem diferentes maneiras de realizar o treinamento. Por exemplo, o gesto pode fazer eventos presenciais, em horários convenientes para a loja, em que se possa reunir toda a equipe, ou  ainda conferências pela internet.

É recomendável que o treinamento esteja focado no segmento de mercado da empresa em questão. Além disso, é importante fazer avaliações na prática e passar feedbacks assertivos para os colaboradores para que eles melhorem ainda mais a performance nas vendas. Dessa forma, o treinamento de vendedores tem mais chances de gerar resultados efetivos.

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