Como implementar o marketing promocional em sua loja

Como implementar o marketing promocional: A cada momento surgem novas estratégias de marketing, mas uma que está presente há muito tempo e ainda dá bons resultados é o marketing promocional. Ele pode ser uma excelente pedida na hora de ajudar sua empresa a se destacar no mercado. Mas você sabe do que se trata essa forma de marketing e como ela pode ser implementada para melhorar os resultados do seu negócio? Então fique ligado, que esse post foi feito para esclarecer essas dúvidas. Boa leitura!

O que é?

O marketing promocional é um conceito um pouco mais amplo do que as pessoas geralmente pensam. Ele não está ligado somente a promoções que oferecem descontos ou itens grátis ao consumido, mas vai muito além disso, a definição correta segundo a Associação de Marketing Promocional (AMPRO) é: comunicação de marca com objetivo de incrementar a percepção de seu valor por meio de técnicas promocionais e pontos de contato que ativem a compra, o uso, a fidelização ou a experiência de produtos ou serviços. As estratégias podem variar bastante, mas o objetivo é sempre o de construir uma marca forte e atrair novas vendas e fidelização.

Como implementar o marketing promocional na sua empresa?

Antes de colocar em prática qualquer estratégia de marketing, é preciso fazer um planejamento. É fundamental traçar objetivos, conhecer as necessidades da empresa e definir o que ela pretende ganhar com o marketing promocional para que os investimentos tenham o retorno esperado. Nesse plano devem ser feitos estudos sobre o cliente, suas necessidades e interesses, para então definir que ações despertarão sua atenção.

O que você pode fazer?

São várias as ideias que você pode colocar em prática para implementar um bom marketing promocional. Listamos algumas delas abaixo.

Apresentar novos produtos e serviços

Seja com a distribuição de amostras grátis ou até da realização de um evento, o objetivo desse tipo de ação é mostrar uma novidade da sua empresa – seja ela um produto ou serviço. Muitas vezes os clientes têm certa resistência às novidades, portanto, é uma excelente forma de fazê-los se familiarizar com elas.

Usar a música para fortalecer sua marca

Para se diferenciar dos concorrentes e cativar clientes, uma ótima pedida é investir no som ambiental. Pode parecer difícil de acreditar, mas uma boa seleção musical na sua loja traz muitos benefícios. Basta selecionar a música que seja a cara do seu cliente e não exagerar no volume, que ela pode fazer com que os consumidores fiquem mais tempo na sua loja e consumam mais! Além disso, a música afeta positivamente a experiência das pessoas enquanto estão na sua loja, fortalecendo ainda mais sua marca e conquistando um bom diferencial competitivo.

Oferecer brindes

Essa é uma tática que vai agradar seu cliente e ainda pode ajudá-lo a lembrar sempre de você! Desenvolva produtos com a sua marca ‒ como chaveiros, canetas, canecas, blocos de papel, entre outros ‒ e distribua entre seus clientes! Dar um agrado como esse cria um vínculo emocional com o seu público e faz com que ele sempre se lembre da sua loja quando utilizar o brinde que você deu.

E então, viu como o marketing promocional pode ajudar sua marca a se fortalecer de diversas formas diferentes? Basta realizar um planejamento caprichado e colocar em prática as estratégias que mais tenham a ver com o seu negócio e colher os benefícios!

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