Como fidelizar clientes no varejo? Confira!

Como fidelizar clientes

Sabia que é muito mais fácil manter um cliente fidelizado do que conquistar um novo? Muitas empresas pensam que o contato do cliente termina no fim de uma compra, mas elas estão perdendo uma ótima oportunidade de fazer com que ele retorne. Se você tem dúvidas sobre como fidelizar clientes no varejo, é pensando em você mesmo que preparamos esse texto. Continue lendo e bom aprendizado!

Realizar promoções

Nada como um bom desconto ou um sorteio para estimular o seu cliente a voltar à sua loja. Para realizar promoções ainda mais eficazes, pense em estratégias personalizadas, que façam o cliente se sentir valorizado. Uma boa forma de fazer isso é mandando mensagens em aniversários oferecendo um desconto especial.

Tenha um cadastro de clientes

Para realizar promoções direcionadas, oferecer novos produtos e manter contato com os clientes, é interessante ter um cadastro com suas informações. Colete, no momento da compra, dados como data de aniversário, bairro, idade, quais produtos compraram, entre outros.

Usar cartões fidelidade

Ter um cartão promocional que, quando completo, vai dar origem a um desconto ou a um brinde é uma boa forma de estimular que o cliente retorne à sua loja para fazer uma nova compra.

Marketing sensorial

Já pensou em criar na sua loja um ambiente tão agradável que vai fazer os clientes quererem voltar sempre? Aguçar seus sentidos estimula sua permanência e aumenta a chance de compra. Essa pode ser uma ótima ideia na hora de melhorar a experiência do cliente, estimulando não somente a compra imediata, mas o retorno posterior. Ter uma loja bela, com cheiros agradáveis e músicas na medida certa, é uma forma de estimular isso.

Focar na experiência do cliente

Os clientes estão cada vez mais exigentes e valorizam uma experiência de qualidade no momento da compra. Além do ambiente agradável, organizado e com estímulos sensoriais, é importante contar com atendentes e vendedores cordiais e bem informados, que saibam atender bem e fazer o cliente se sentir à vontade na loja. Uma loja que deixa a desejar na experiência do cliente poderá perder para a concorrência no momento em que o cliente vai decidir se retorna ou não.

Encontrar diferenciais competitivos

É importante saber mostrar ao cliente qual é a vantagem da sua loja sobre a concorrência. Algumas lojas se diferenciam por uma qualidade elevada nos produtos, outras por praticarem preços competitivos, por um atendimento excepcional, por terem um ambiente onde o cliente se sinta à vontade e saiba encontrar o que procura, e ainda pelas promoções que realizam.

Ou seja, as formas de se diferenciar são inúmeras. Para encontrar a ideal para você, é essencial conhecer seu produto e seus clientes e investir naquilo que de fato irá fazer a diferença na hora do cliente escolher retornar.

E então, viu como fidelizar clientes no varejo não é nada difícil? Agora chegou a hora de colocar tudo isso em prática. Então faça bom uso dessas informações e assine nossa newsletter para receber mais dos conteúdos que produzimos para você!

Serviço de Marketing Sensorial no Brasil

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