Qual a melhor forma de atender um cliente em uma loja

Só quem trabalha com uma loja de varejo sabe como pode ser difícil entender qual a melhor forma de atender um cliente. É uma tarefa bastante desafiadora e existem alguns segredos que são a chave para oferecer um atendimento de qualidade.

Todos sabem que um cliente em potencial compra mais quando percebe que está sendo bem atendido. Porém, o contrário também pode acontecer. O cliente deixar de realizar uma compra devido a um atendimento pior do que o esperado.

Pensando nisso, desenvolvemos um pequeno roteiro para ajudar você a atender o seu cliente da melhor maneira possível, aumentando suas vendas e sua credibilidade!

Seja educado e cordial

Essa dica pode parecer óbvia, mas é essencial que você leve esse tópico a sério. Dê bom dia, boa tarde ou boa noite para o seu cliente. O comprimente quando ele entrar na loja e trate ele com simpatia. Sorria, demonstre segurança no seu trabalho e faça ele sentir que você está feliz em atendê-lo.

Essa questão, apesar de ser praticamente intuitiva na hora de entender qual a melhor forma de atender um cliente, é frequentemente deixada de lado. A falta de educação é recordista em reclamações de consumidores.

Analise o comportamento do seu cliente

Após realizar a abordagem inicial, em que você se apresenta e oferece ajuda ao cliente, já é possível fazer uma breve análise do seu comportamento. Existem diversos tipos de clientes, e faz parte do seu trabalho entender as nuances de cada um deles.

Se você percebeu que está atendendo uma pessoa animada e conversativa, espelhe essas características. Isso conquista o cliente e você tem chances de vender mais! A chave aqui é entender quem é o seu consumidor.

Essa é uma das melhores dicas para entender qual a melhor forma de atender um cliente.

Não fique em cima do cliente

É preciso ter a habilidade e a modéstia de entender os desejos do seu cliente. Se você notou que ele quer andar sozinho pela loja, não fique em cima dele fazendo perguntas ou observando, isso pode prejudicar a experiência do consumidor.

Nesse caso, o correto é manter uma certa distância, mas mostrando que você está ali para atendê-lo quando ele precisar. Ocasionalmente, pergunte se ele precisa de ajuda ou de alguma dica, mostrando interesse.

Quer saber mais sobre qual a melhor forma de atender um cliente?

No blog do Atmosfera existe um vasto conteúdo sobre as mais diversas esferas das lojas de varejo. São dicas de administração, atendimento, planejamento financeiro, organização e muito mais! Se você trabalha com lojas ou se interessa pelo assunto não deixe de checar!

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