Qual A Chave Para A Retenção De Clientes No Varejo?

Mais importante do que atrair bons clientes para lojas de varejo é conseguir retê-los no local. É sabido que quanto mais tempo uma pessoa passa em determinado estabelecimento, maiores são as chances de uma nova compra ser realizada.

Mas então qual a chave para retenção de clientes?

A resposta para essa pergunta é uma fórmula composta por algumas práticas que, em conjunto, têm o poder de manter esse consumidor por mais tempo na sua loja.

Qual a chave para retenção de clientes — 3 passos

Um cliente satisfeito com o atendimento que recebe tem mais chances de passar um tempo maior na sua loja. Quando pensamos em maneiras de fazer um consumidor se sentir valorizado, a primeira questão que nos vem à mente é um serviço cordial e completo, mas não é apenas isso.

1. Faça seu cliente se sentir valorizado

Trate seu cliente com educação, sorria e o cumprimente. Tente ajudá-lo na busca pelo produto perfeito, mas não exagere. O consumidor não gosta de se sentir pressionado a comprar, e isso pode ser um fator determinante para a decisão de ir embora da loja.

A questão aqui é fazer além do que o seu cliente espera. Surpreenda-o. Vá além. Mesmo as pequenas coisas podem fazer uma grande diferença, como oferecer um café, um bombom ou até mesmo uma embalagem bonita para o produto.

Uso da música ambiente

O marketing sensorial está se difundindo, e quando nos perguntamos qual a chave para retenção de clientes, essa é uma das melhores estratégias. Existem várias ações dentro do marketing sensorial, mas a que funciona melhor para lojas de varejo é a utilização de música ambiente. Essa é uma técnica muito interessante porque o cliente não percebe que está sendo conquistado.

A música influencia diretamente o tempo de permanência nos estabelecimentos. Segundo um estudo promovido pela Heart Beats Internacional, dos clientes ficam mais tempo quando a música os agrada, e voltam a visitar o local.

Invista em um aplicativo ou programa de pontos

A população está cada vez mais interessada nesse tipo de produto. Aplicativos que dão descontos nos artigos da loja, ou que juntam pontos para trocar estão bastante em alta. Vale a pena investir e desenvolver um desses para seus clientes.

Gostou deste artigo? Para mais dicas sobre administração de lojas de varejo e relacionamento com cliente continue acompanhando o blog do Atmosfera!

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