Qual a importância do Marketing no varejo?

Qual a importância do Marketing no varejo

Muitas empresas de varejo investem pouco em marketing, pois é comum que os empresários desconheçam sua importância na hora de atrair clientes, melhorar a imagem da marca e fazer a empresa crescer. Para esclarecer esse tema, vamos mostrar no post de hoje qual a importância do marketing no varejo. Acompanhe!

O impacto das ações de marketing

O marketing engloba várias ações que reúnem esforços voltados para os clientes. Quando bem empregado, ele pode atrair novos clientes, fidelizar os que a empresa já tem e fortalecer a marca. Tudo isso tem um impacto direto no aumento das vendas e no crescimento dos lucros. Sem essas estratégias, por outro lado, aumentar as vendas se torna algo mais difícil e lento.

Para mostrar quais são as vantagens concretas de um bom marketing para empresas de varejo, selecionamos a seguir alguns benefícios que ele traz:

Aumentar as vendas

Para que o público chegue até sua empresa, é preciso que sejam adotadas algumas estratégias para divulgá-la, sejam elas em redes sociais, panfletos, outdoors, rádio, televisão ou outras modalidades. Se forem bem escolhidas e levarem em conta o público correto, os resultados começarão a aparecer na forma do aumento nas vendas.

Para isso, antes de tudo, é preciso descobrir quem é sua audiência, que redes sociais ela usa, por onde transita, que programas e televisão ela assiste, entre outras informações. Tudo isso vai ajudar na hora de planejar as melhores ações de marketing.


Construir a imagem de uma marca

Já se perguntou como o cliente vê a sua marca? Isso é algo que também pode ser trabalhado no marketing. Uma empresa de varejo que tenha uma imagem ruim perceberá um impacto negativo nas vendas. Para reverter essa situação, investir em boas estratégias de marketing pode ser fundamental.

Evite que sua loja seja vista como um lugar onde os atendentes tratam mal o público, onde os produtos sejam mais caros do que deveriam ou tenham uma qualidade muito baixa. Além disso, não relacione sua marca a temas e posicionamentos que causam polêmica, pois tudo isso pode gerar uma má fama que afasta os compradores.

Em vez disso, é importante investir em um bom atendimento, em causas sociais e em produtos de boa qualidade, além de garantir que seu público esteja ciente desses investimentos — o que pode ser alcançado com o marketing. Isso faz com que os seus clientes tenham uma opinião mais positiva e se sintam melhor ao comprar com você.

Fidelizar clientes

Você sabia que é mais barato manter um cliente do que conquistar um novo? Por isso é tão importante adotar estratégias de fidelização, ou seja, tomar medidas para que o cliente queira retornar à sua empresa para uma nova compra.

Não precisam ser ações muito elaboradas. Fazer promoções em aniversários de clientes, investir num bom atendimento, realizar o contato após a venda, trabalhar na construção de um bom ambiente de compra e utilizar o marketing sensorial já são maneiras excelentes de investir em fidelização.

E então, está convencido a respeito dos benefícios do marketing no varejo ou ainda restam dúvidas? Deixe seus comentários e aprenda também sobre como aguçar os sentidos dos clientes e tornar sua experiência de compra ainda melhor!

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