Qual a importância do Marketing de relacionamento?

Qual a importância do Marketing de relacionamento?

Dentro do marketing, uma técnica que se destaca é o marketing de relacionamento — muitas empresas o praticam mesmo sem se dar conta disso! Essa estratégia é essencial na fidelização dos clientes e traz enormes benefícios. Se interessou e quer conhecer mais sobre o tema? Então continue lendo!

O conceito de marketing de relacionamento

O marketing de relacionamento é um conjunto de técnicas para melhorar a relação entre o cliente e a empresa. Essas técnicas visam agradar o cliente, mexendo positivamente com seu emocional e fazendo com que isso se converta em novas vendas para a sua empresa.

Por exemplo, uma loja que agrada seus clientes enviando cartões de aniversário fará com que eles sintam especiais, e isso vai melhorar muito sua imagem diante dele. Outro exemplo comum são os cartões fidelidade, em que o cliente é convidado a consumir múltiplas vezes, preenchendo o cartão e recebendo algum agrado no final — geralmente um desconto ou produto grátis.

A importância dessa técnica para a sua loja

É mais barato fidelizar do que conquistar um cliente novo. Quem é cliente da sua loja já conhece o local, está familiarizado com os produtos e tem grandes chances de retornar caso precise fazer uma nova compra. O marketing de relacionamento entra em cena para estimular que esse cliente volte, mostrando que sua empresa é atenciosa, que se preocupa com o cliente e que oferece vantagens que compensam o retorno.

Com as ações feitas no marketing de relacionamento, os clientes se tornarão fiéis à sua empresa. Eles retornarão para novas compras e poderão até se tornar fãs da marca, indicando sua empresa para seus amigos e familiares. Dessa forma, a melhoria no relacionamento colabora também para a atração de novos consumidores.

Algumas dicas de marketing de relacionamento

Além das técnicas citadas acima, existem muitas outras formas de investir na qualidade do relacionamento entre sua loja e seus clientes. Uma delas é pelo envio de mensagens, que pode ser por e-mail, pelas redes sociais, por SMS, por aplicativos de mensagem instantânea como WhatsApp e Telegram, entre outros canais.

Essas mensagens podem contar a respeito de um novo produto que tenha a ver com alguma compra anterior do cliente; podem ser enviadas em datas comemorativas, convidando para aproveitar um desconto, entre outras possibilidades. O importante é não ser inconveniente e sempre oferecer uma vantagem de que o cliente possa desfrutar, fazendo com que se sinta querido e queira voltar.

Para viabilizar esse tipo de ação, é importante construir cadastros com os dados dos clientes. Inclua aniversário, últimas compras, ticket médio, onde moram, além de outros dados que tenham a ver com a sua loja e que possam resultar em ações de relacionamento.

Além de estratégias, é importante também que a sua empresa seja atenciosa sempre e ofereça um bom atendimento. Essa é a base do relacionamento com o cliente; portanto, eduque seus vendedores para que não sejam intrusivos, mantenha-os bem informados sobre os produtos que a loja vende e sempre procure responder cordialmente e de modo útil os questionamentos do público, tanto na loja quanto nas redes sociais.

Pronto para colocar essas dicas de marketing de relacionamento em prática no seu negócio? Comece agora e fidelize cada vez mais seus clientes! Agora é com você: queremos saber suas impressões sobre esse post e o que pensa sobre esse tema. Deixe aqui seu comentário para a gente!

Serviço de Marketing Sensorial no Brasil

Gostou de todos os tópicos citados acima, mas ainda não sabe como colocar em prática, principalmente o som ambiente, marketing sensorial e music branding? Então conheça agora o Rádio Atmosfera, serviço de Rádio Indoor da ListenX (pioneira no Brasil). 

Você pode testar o serviço por 10 dias grátis, não perca tempo:

Rádio Atmosfera Experimentar

CONTEÚDO VIP

Insira o seu endereço de email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!>

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *