Qual a Importância da Fidelização de Clientes no Varejo?

O cliente é o bem mais precioso da empresa, um cliente fidelizado, por sua vez, é preciosíssimo! Nota-se qual a importância da fidelização de clientes no varejo pelo lucro recorrente proporcionado por eles, pois um consumidor fiel, é um cliente ativo, que torna seu negócio competitivo frente à concorrência.

Qual a importância da fidelização de clientes

A fidelização de clientes é fator essencial para manter sua empresa em atividade, de forma que seus lucros aumentem e seus negócios se expandam. Confira mais alguns benefícios que a fidelização pode trazer ao seu empreendimento.

Fidelizar é mais barato

De acordo com diversos especialistas em marketing, os custos para atrair novos clientes são maiores que o investimento necessário para reter os alvos já captados. Isso acontece devido aos gastos envolvendo publicidade, além dos esforços para que o consumidor tenha uma boa experiência, que o convença a comprar.

Vejamos mais exemplos que esclareça melhor qual a importância da fidelização de clientes no varejo.

Compra frequente

O cliente fidelizado realiza compras com maior frequência, ajudando a renovar o estoque e fazendo com que os produtos fiquem menos tempo nas prateleiras. Além disso, após cativado, o consumidor tende a gastar mais com a mesma marca, pois atribui a ela um valor maior.

Recomendações recorrentes

O marketing mais eficiente ainda é o “boca a boca”. Clientes satisfeitos não hesitam em recomendar uma marca para amigos, família e afins. Muitas vezes, a marca ainda consegue atingir nichos que não atingiria com facilidade, somente pela recomendação espontânea. E quanto maior a quantidade de recomendações, maior o seu número de vendas.

Consolidação da marca

A maior parte das vendas realizadas são através de clientes fiéis. Este perfil demanda um esforço da organização para que os laços sejam estreitos, e com isso reforce a reputação da marca, consolidando seu nome no mercado. Se estabelecer com forte estrutura no meio, passa pela fidelização, pois a experiência do consumidor irá garantir que a marca seja a primeira a ser lembrada, caso seja solicitada uma indicação.
É importante ressaltar, também, que as mídias sociais tem grande poder nos dias atuais, portanto, um cliente satisfeito acaba por ser a extensão da sua marca nestes, e em qualquer outro meio.
Aprendeu qual a importância da fidelização de clientes no varejo? Confira mais sobre o assunto no blog do Atmosfera!

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