Por que investir áudio e vídeo no marketing de conteúdo?

Marketing de conteúdo

Você sabia que é possível utilizar o áudio e vídeo como estratégia de marketing de conteúdo para desenvolver o seu negócio e fidelizar mais clientes? Pois é, nem só de textos ou infográficos vive o marketing de conteúdo. Ele pode ir muito além do que você imagina.

Mudanças nas estratégias de marketing de conteúdo

Existem várias formas de produzir marketing de conteúdo hoje em dia. Com pouco investimento é possível alcançar diversos formatos de conteúdo. Já quem tem um budget maior pode até mesmo obter uma qualidade acima da média em todas as mídias.

O básico da produção de marketing de conteúdo é o texto. Esse formato atua muito bem por ser facilmente indexável no Google e, por essa maneira, se torna um ímã de possíveis clientes.

Porém, existem outros formatos que começam a ser popularizados e utilizados por várias empresas de diversos segmentos. Atualmente, as empresas mais criativas e com foco em um público cada vez mais exigente têm procurado diversificar cada vez mais suas estratégias de marketing de conteúdo.

Novidades no marketing de conteúdo atualmente

Os formatos de marketing mais populares e que vêm caindo no gosto do público são do tipo áudio e vídeo. Por meio da produção de vídeos e áudios com conteúdo de qualidade, muitas empresas têm obtido grande sucesso no mercado. Um exemplo é a Ubisoft, uma empresa de games da França que possui um canal no YouTube, em português, que vem de tornando bastante popular devido aos seus vídeos cada vez mais atrativos para o público-alvo.

Já o áudio, por exemplo, pode ser utilizado de muitas formas na sua estratégia de produção de conteúdo. A maneira mais comum é por intermédio de podcasts — programas em áudio com conteúdo relevante, mais músicas e outros tipos de produções sonoras que possuem um grande poder de fixação de uma marca na mente do consumidor.

Vantagens de diversificar os formatos do seu conteúdo de marketing

Agora que já descobrimos que existem outros formatos de conteúdo para utilizar na sua estratégia de Inbound Marketing, é hora de entender quais as vantagens de diversificar a sua produção de conteúdo.

É importante começar dizendo que cada público ou mensagem possui uma maior afinidade com um formato específico de mídia.

Vamos ver um bom exemplo:

Imagine que sua empresa é ligada ao segmento de moda feminina. De cara podemos perceber que apenas o texto não funcionaria bem para o marketing de conteúdo da empresa, já que moda é algo muito visual.

Por isso, podemos pensar em diferentes formas de explorar outros formatos para o marketing de conteúdo da empresa.

Para um trabalho em vídeo, por exemplo, podemos aliar looks do dia e dicas de combinação de peças, tudo harmonizado com uma música divertida. Já em áudio, um programa de perguntas e respostas com dúvidas de consumidores sobre moda seria muito útil.

A principal vantagem de diversificar os formatos do seu conteúdo de marketing é justamente apostar nessa dinâmica entre diferentes mídias e seu alcance.

Além disso, diferentes formas de conteúdo exigem diferentes níveis de atenção do seu visitante. Por exemplo, um texto exige muito mais concentração (e por mais tempo) do que um áudio, que pode ser absorvido enquanto se faz uma tarefa mecânica — como lavar a louça, por exemplo.

Muitas marcas famosas no mercado estão começando a perceber que o consumidor se sente mais atraído por conteúdos mais inovadores e criativos em suas estratégias de marketing.

Hoje, com a concorrência acirrada do mercado, cada vez mais se faz necessária a utilização de novos métodos de divulgação. E os áudios e vídeos chegaram com tudo para inovar o marketing de conteúdo e criar maior conexão com seu público-alvo.

Portanto, fique antenado! Esse é o futuro do marketing de conteúdo. Pode ter certeza do que estamos falando e, acredite, criatividade é o segredo do sucesso de qualquer negócio.

E você? Já pensou em usar formatos diferentes na sua estratégia de Inbound Marketing, como os vídeos e áudios, por exemplo? Deixe seu comentário aqui para nós!

Serviço de Marketing Sensorial no Brasil

Gostou de todos os tópicos citados acima, mas ainda não sabe como colocar em prática, principalmente o som ambiente, marketing sensorial e music branding? Então conheça agora o Atmosfera, serviço de Marketing Sensorial da ListenX (pioneira no Brasil). 

Você pode testar o serviço por 10 dias grátis, não perca tempo:

Rádio Atmosfera Experimentar

CONTEÚDO VIP

Insira o seu endereço de email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!>

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *