Percepção de marca: como gerar valor para o consumidor

Como gerar valor para o consumidor

Muitos empresários e gestores já sabem que ter uma marca forte e investir em marketing é importante para uma empresa crescer, mas algo que é muitas vezes ignorado é a percepção de marca. Ela tem um impacto muito grande nas receitas das empresas e, por isso, merece atenção: como gerar valor para o consumidor!

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E você? Já se perguntou como sua marca é percebida pelos seus clientes? Que ações você adota para gerar valor para sua marca? Se você nunca pensou sobre esse tema, não se preocupe, esse texto vai te ajudar bastante! Vamos esclarecer alguns pontos sobre a percepção de marca e como ela influencia os clientes na hora da compra. Continue lendo!

Percepção de marca: o que é?

Ela consiste na forma como o consumidor percebe uma marca. Isso inclui todos os estímulos a que ele é exposto: ele observará cores, formas, cheiros, textos, sons, preços, qualidade dos produtos e do atendimento que recebe, além de muitos outros fatores. Tudo isso irá compor a sua opinião sobre aquela empresa e influenciará diretamente na sua decisão de compra.

Uma comunicação de sucesso precisa considerar tudo isso e ser simples e clara, capaz de conectar-se com sua audiência. Isso significa passar a imagem que os gestores da empresa querem que para o público-alvo certo.

O que deve ser feito para gerar valor de marca?

É importante oferecer ao cliente muito mais do que preço e produto. Na interação entre o cliente e a empresa, tudo conta: o atendimento atencioso e na medida certa, com vendedores bem informados e capazes de esclarecer suas dúvidas; um ambiente agradável e organizado na loja, capaz às vezes até de estimular seus sentidos com cheiro e música.

Uma marca pode se diferenciar e gerar valor ainda relacionando-se a uma série de conceitos. Por exemplo, pode se destacar pelo seu histórico de inovação ou então pela facilidade de uso de seus produtos. Outras marcas constroem seu valor se associando a causas importantes, como o meio ambiente, por exemplo. Muitas investem no design de marca e produtos, nas formas de atendimento, na experiência do cliente na hora da compra, em propagandas, além de diversos outros artifícios, para passar a imagem que querem.


Como a percepção de marca pode impactar nas receitas de uma empresa?

Oferecer uma experiência de qualidade para o cliente terá um impacto direto na forma como ele escolhe gastar seu dinheiro. Um serviço de qualidade e a criação de uma conexão emocional muitas vezes deixarão o cliente disposto até a gastar mais, enquanto um ambiente ruim e conceitos negativos relacionados à marca criarão uma percepção negativa que poderá espantar as pessoas.

Ter um consumidor satisfeito é ter um consumidor que acredita na sua marca. Além de ser potencialmente um cliente que comprará mais e com maior frequência, ele muitas vezes falará espontaneamente da marca para seus contatos, atraindo novos consumidores.

E então, viu como a percepção de marca pode influenciar as vendas de uma empresa e muitas vezes determinar seu sucesso? Então comece agora mesmo a pensar em formas de gerar valor junto ao seu cliente! E não deixe de comentar aqui em nosso blog o que achou desse tema!

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