O Que São Mídias Interativas e Como Podem Auxiliar na Minha Loja de Varejo?

Em todos os segmentos as mídias interativas chegam para ficar. O que são mídias alternativas? Serviços ou produtos digitais que respondem ao usuário de acordo com as ações tomadas pelo mesmo ali dentro. É sobre interação e personalização. Usuário e máquina.

É praticamente impossível para uma empresa se manter fora das mídias interativas e ainda assim ter sucesso. Estando presente nesses locais é muito mais fácil manter um contato próximo com seus clientes, além de conseguir disponibilizar uma série de recursos customizáveis. A customização é um dos diferenciais e uma das grandes chaves para a atração de clientes.

Afinal, o que são mídias interativas?

Em poucas palavras, qualquer tipo de interação entre o consumidor final e um meio é considerada mídia interativa. Mesmo a televisão, o jornal impresso e o rádio fazem parte da composição desse conceito. Porém, nos dias de hoje, a mais funcional e que conta com maior quantidade de diferenciais é a internet.

Hoje a internet está disponível para todas as classes sociais. São mais de 116 milhões de brasileiros conectados, o que corresponde a quase 65% da população, segundo a PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios). Além disso, é possível ter acesso via smartphones, tablets e também pelo computador comum, o que permite uma amostragem muito maior.

Como as mídias interativas podem ajudar em lojas de varejo?

Agora que você já compreendeu o que são mídias interativas é hora de entender onde elas entram para auxiliar as lojas de varejo. A liberdade que o usuário tem ao utilizar esse tipo de mídia interativa é um dos grandes diferenciais, mas também podemos observar:

  • a maior retenção de clientes no varejo;
  • a melhor retenção da atenção dos clientes no varejo;
  • flexibilidade;
  • possibilidade de acesso a qualquer momento e em qualquer lugar.

Também é possível implementar esse tipo de experiência digital dentro das lojas de varejo a partir de equipamentos como tablets ou smartphones disponíveis para os clientes.

Nas lojas Amaro, por exemplo, é possível acessar o site e escolher peças de roupa que não estão fisicamente naquela unidade. Existem algumas lojas de O Boticário que contam com vendedoras equipadas com celulares para mostrar promoções e funcionamento de produtos.

Agora que você já sabe o que são as mídias interativas e conheceu algumas aplicações em lojas de varejo, basta ser criativo e aplicar o conceito em seu próprio empreendimento.

Para mais dicas de como otimizar a gestão de sua loja de varejo continue acompanhando o blog da RádioAtmosfera!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *