4 Dicas para ter mais resultados em suas campanhas e promoções no varejo

Resultados em suas campanhas e promoções no varejo!

Você sabia que 70% das decisões de compra acontecem no ponto de venda? É isso mesmo, esse número foi comprovado em uma pesquisa realizada pelo POPAI (The Global Association for Marketing at Retail), associação de marketing no varejo.

A grande questão aqui é que é na loja que você encontra os três principais elementos para que uma compra aconteça: O produto, o cliente e o preço. Nesse momento a única coisa que falta para que a compra seja concretizada é o “sim” do cliente.

Como conseguir essa resposta positiva de clientes super antenados com grande acesso a produtos similares, preços e concorrentes é a pergunta que não quer calar.

O negócio é encantá-lo na hora que ele está na loja e apresentar ali, suas promoções e diferenciais. São esses os elementos que vão te ajudar a fidelizar seu cliente e ainda mantê-lo informado sobre o que tem de legal pra ele na hora que ele está na loja e fidelizá-lo pois a experiência vai ser tão positiva que ele vai querer voltar e ainda vai indicar para os amigos.

Pense no seguinte, se você fizer muitas campanhas legais mas não comunicar bem e seu concorrente fizer apenas uma e comunicar muito bem, pode ser que você esteja perdendo para ele os seus clientes.

Então, para convencer o cliente a comprar seus produtos e na sua loja, mesmo que ele não tenha planejado essa compra, separei aqui 4 dicas que certamente vão te ajudar.

1 – Capriche na fachada

O primeiro passo é convencer o cliente a entrar na sua loja. Sua fachada e sua vitrine são seu cartão de visita naquele momento e por isso precisam estar impecáveis e chamativos para despertar a atenção e a vontade de entrar na sua loja.

Se preocupe em manter as vitrines limpas, os produtos bem organizados e evite um acúmulo de muitas coisas, foque nos principais produtos que você quer vender naquele momento, seja pela sazonalidade ou alguma promoção.

2 – Treine a sua equipe

Agora que o cliente optou por entrar na sua loja, é preciso que ele seja muito bem recepcionado pela sua equipe. É de extrema importância que todos os funcionários da loja, além de ter todos os pré requisitos para um bom atendimento, também estejam com todas as suas promoções na ponta da língua para saber ajudar os clientes caso eles tenham dúvidas.

Também é importante orientá-los para que indiquem uma promoção ao cliente caso percebam que ele não está sabendo ainda, isso ajudará na satisfação do cliente e até no resultado da campanha que você planejou.

3 – Sinalização

Uma maneira simples e efetiva de comunicar seus clientes sobre alguma promoção e convencê-lo a levar o seu produto para não perder uma ótima oportunidade é a utilização de sinalização adequada.

Você pode usar etiquetas com cores diferentes para preços especiais, uma área separada fora do ponto normal para expor seus produtos, ou até uma comunicação bacana espalhado pela loja para despertar a curiosidade do cliente.

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4 – Anuncie as promoções dentro da loja

A melhor maneira de divulgar suas promoções e diferenciais na loja é utilizando uma ferramenta que não necessite que o cliente vá a algum lugar ou leia algo, portanto, se vocêtiver uma rádio interna, é a hora de explorar essa ferramenta.

Se você não acredita que essa é a melhor das estratégias, vou te fazer algumas perguntas:

  • Quantas vezes você perdeu uma promoção porque não foi até o ponto da loja onde estava o produto em questão?
  • Quantas vezes você já passou por um banner de promoção sem ler?

Isso acontece com os seus clientes também. É por isso que a os anúncios na rádio são tão importantes. Com eles você vai resolver de uma vez por todas essa situação evitar que seus clientes saiam da sua loja sem saber o que havia de legal pra ele por lá.

Conclusão

Com as estratégias que citamos aplicadas corretamente, certamente você começará a ter mais resultados em suas promoções e vendas. Mas fique muito atento a forma como você vai fazer.

É necessário que essas estratégias estejam de acordo com o posicionamento da sua marca, caso ela seja mais popular, você pode usar uma linguagem e comunicação como tal, mas no caso de lojas sofisticada, é preciso se atentar para que nenhum desses pontos destoe de como você geralmente se comunica e agrade o seu público alvo.

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