Layout de loja: fator determinante para aumentar as vendas

Layout de loja

No varejo, dependendo da experiência que os clientes tiverem no estabelecimento, eles podem terminar ou não comprando certos produtos e adquirindo dados serviços. No processo, o principal influenciador pode ser o layout da loja, você sabia? Isso funciona como um cartão de visitas, responsável por atrair clientes e induzi-los à compra.

Um planejamento ruim de layout pode proporcionar uma experiência confusa, desinteressante e pouco satisfatória para o cliente. As vendas podem baixar, o que prejudica os resultados esperados do negócio. Evite que isso aconteça: veja a seguir algumas técnicas estratégicas de layout para aumentar as vendas!

Divisão funcional dos setores

Uma das coisas mais importantes no layout da sua loja é que ele seja funcional e lógico. Isso significa que é preciso que os clientes tenham o acesso facilitado e intuitivo aos itens que eles procuram, já que a intenção é criar comodidade para construir o cenário perfeito para a compra.

Mas como assim? No caso de uma loja de roupas e acessórios, por exemplo, faz mais sentido deixar os vestidos perto das saias do que perto dos acessórios. Também é melhor deixar os acessórios juntos para que o cliente possa procurar tudo de uma vez.

Dessa forma, é melhor deixar de agrupados itens que se complementem e que tenham a ver do que colocar cada um em um canto da loja. Se isso não acontecer, são grandes as chances de o cliente perder o interesse.

Aproximação dos itens da porta

Por mais que esteja tudo certo dentro da sua loja, se os clientes não puderem ver isso provavelmente eles não vão se interessar. Como você tem apenas alguns segundos para prender a atenção de quem passa, é necessário aproximar os produtos da porta.

Assim, além de manter as vitrines bonitas e organizadas, também é preciso que haja displays e expositores em geral perto da porta. Se o item tiver impacto o bastante e chamar a atenção, existe a chance de o seu potencial cliente parar para ver e, como consequência, dar atenção ao que está no interior.


Destaque aos produtos da maneira certa

O que o atrai mais em uma loja: uma organização colorida de prateleiras ou a criação de blocos monocromáticos? É bem possível que você tenha a atenção despertada de maneira mais intensa pelo display colorido, já que há uma grande quantidade de estímulos. É importante se atentar às cores, a fim de criar um destaque interessante e atraente para os produtos.

Além disso, também é importante manter os produtos mais populares e procurados à vista, já que deixá-los escondido na prateleira pode passar a ideia de que sua loja não os tem para a venda.

Do mesmo modo, é preciso que os produtos estejam acessíveis para que os clientes possam tocar, ver de perto e avaliar os detalhes. Quanto mais interação houver com os produtos, maiores as chances de conversão em vendas.

Mudança frequente do layout

Se você achou o layout perfeito, esteja pronto para mudá-lo em cerca de um mês. Isso é importante por dois motivos: o primeiro é que é bem provável que a demanda passe por algum tipo de alteração e que novidades cheguem aos seus estoques. O segundo motivo é que manter o mesmo layout por muito tempo fará com que as pessoas que já viram a configuração não se sintam interessadas em entrar novamente.

Assim, quando você muda o layout com frequência, o que acontece é que você desperta um interesse natural das pessoas em conhecerem o que há de novo e, com isso, pode conseguir mais vendas.

O layout de loja é um fator fundamental para o sucesso das vendas, já que é responsável por atrair clientes para a sua loja e também por ajudar na conversão. Ao garantir que o espaço seja útil, atrativo e sempre atualizado, o resultado é que seu negócio vai vender mais com menos esforço.

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