A Importância de Ter Uma Identidade Sonora em Sua Loja

Entre as diversas estratégias traçadas por lojistas que desejam oferecer uma experiência completa ao seu consumidor, uma ferramenta tem se destacado. Estamos falando de music branding. Mas o que este termo significa exatamente? Para compreender o significado e a importância de ter uma identidade sonora em sua loja, continue lendo este artigo!

O que significa music branding?

Music branding é um assunto novo em terras brasileiras, no entanto, ele deriva do estudo que profissionais já vinham realizando ao longo do tempo sobre como o público responde a estímulos sonoros, além de quais aplicações produzem efeito ainda mais eficaz na identificação do consumidor.

Foi descoberto que o som, quando aliado à outras experiências sensoriais da marca, como a visual, pode tornar-se um facilitador do processo cognitivo, associando a memória visual à memória sonora. Em suma, a experiência de compra pode ser em grande parte influenciada por essa associação. Saiba a seguir como esta ferramenta pode transformar a identidade sonora de sua loja.

Como criar uma identidade sonora para sua marca

A identidade sonora de uma loja deve refletir a personalidade da marca, bem como o que ela deseja transmitir ao seu público. O ideal é que o cliente consiga fazer prontamente a associação assim que entra no ponto de venda. Para isso, empresas especialistas, como a ListenX, desenvolvem uma programação sob medida para cada tipo de negócio.

Como dissemos, o uso da música em ambientação de lojas certamente é uma das maneiras mais eficazes de se trabalhar com o sentido da audição na experiência de compra. Afinal, ao se deparar com uma identidade sonora, o comportamento dos clientes pode se alterar ao ponto de criar diferentes estados de ânimo.

Por exemplo, se a intenção é aumentar o tempo que os clientes permanecem na loja, músicas mais lentas e relaxantes são as escolhas indicadas. Já se prefere que o fluxo de pessoas seja mais acelerado, a opção mais assertiva são as músicas rápidas. Lojas mais sofisticadas e que exigem maior atenção do consumidor aos produtos podem recorrer à música clássica em seu ambiente.

Dito isso, é importante ter em mente que tipo de música irá tocar em sua playlist. Pois caso não seja muito bem pensada, pode causar o efeito contrário do pretendido, ou seja, pode proporcionar uma experiência ruim ao consumidor. Vale ressaltar, também, a importância de utilizar um serviço de qualidade profissional para construir a identidade sonora de sua loja.

Gostou de saber mais sobre identidade sonora para sua loja? Comente e não deixe de acompanhar os conteúdos no blog da Rádio Atmosfera.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *