Gestão de Pessoas — Como Implementar em Sua Loja

Para entender todo o potencial que uma boa gestão de pessoas pode proporcionar para sua loja, primeiro é preciso compreender o conceito em si e todas as suas características. Em grandes empresas, a GP — sigla para gestão de pessoas — costuma ser um departamento especializado. Porém, nada impede de implementar as boas práticas em sua loja de varejo.

O capital humano de uma empresa é seu maior bem. É todo o conhecimento técnico e empírico, todas as habilidades e também experiências das pessoas que trabalham em seu negócio. A função da deste tipo de gestão é gerir toda essa competência buscando o melhor para a companhia.

Trazendo a gestão de pessoas para a loja de varejo

Ter uma equipe motivada é a melhor maneira de conseguir bons resultados. Em lojas de varejo é essencial mensurar esse tipo de dado, já que a equipe de vendas é o que mantém a estrutura do empreendimento.

A gestão de pessoas apresenta processos para ajudar exatamente neste ponto que são aplicáveis para lojas, com métodos como:

  • estabelecimento de feedbacks individuais e de equipe;
  • disseminação da cultura organizacional;
  • treinamento e integração dos colaboradores;
  • disseminação dos processos internos.

Todas as estratégias que citamos acima podem ser desenvolvidas em qualquer ambiente de trabalho. Os benefícios são incontáveis! Com a gestão de pessoas você consegue reduzir a rotatividade de colaboradores e reter os melhores talentos de sua loja, além de fazer com que os mesmos se sintam valorizados e entendam que a gerência quer apenas o melhor para todos.

Por que fazer a gestão de pessoas?

Uma empresa é feita de pessoas e por pessoas. Nada mais justo do que investir nelas para o bem de seu próprio empreendimento, não é mesmo? Boas vendas começam com uma gestão de pessoas de excelência. Quando o colaborador está satisfeito, vai se dedicar muito mais para oferecer resultados para a loja. Exatamente o contrário ocorre com aqueles que não se sentem valorizados, por exemplo.

Implementá-la em seu negócio não é difícil, basta separar um tempo e aplicar os processos que ensinamos ao longo do artigo. Um simples feedback de meia hora, por exemplo, já pode fazer uma enorme diferença no final das contas, principalmente no atendimento ao cliente.

Se você busca o melhor para seu negócio continue acompanhando o blog da RádioAtmosfera e aprenda tudo sobre gestão!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *