Experiência do cliente: Como usar músicas em época sazonal?

A trilha sonora de uma loja pode ser uma peça-chave para seu sucesso. Em uma data especial ou em uma determinada época sazonal, isso não é diferente.

As músicas específicas para datas comemorativas podem ser grandes aliadas na hora de aumentar suas vendas. Isso porque, além de ser um chamariz para novos clientes, muitas vezes o consumidor entra no clima daquele período e gasta mais em compras por impulso.

Você tem interesse em descobrir como usar músicas e sons em época sazonal? Leia o post a seguir, entenda mais sobre o assunto e aproveite as ideias em seu negócio!

Como o som pode influenciar nas compras?

O som ambiente é uma das principais armas que uma loja possui para fidelizar e atrair mais clientes. Isso porque ele tem a capacidade de criar laços, modificar sentimentos e alterar as funções físicas das pessoas.

Dependendo da música, o cliente pode sair rapidamente ou nem entrar no seu estabelecimento. Ela faz parte do grupo que caracteriza as primeiras impressões de alguém sobre o local. Por isso, pensar no que toca em sua loja é de extrema importância. Uma boa trilha sonora, pensada para uma determinada data comemorativa, é bem capaz de aumentar — e muito — seus lucros.

Hoje em dia, muitas empresas já perceberam a importância que uma boa trilha sonora tem para seus negócios. Por isso, usam a música como parte de seu marketing sensorial, que é focado nos 5 sentidos do consumidor.

Dicas

Sabendo da importância que a música pode ter dentro de um negócio, é hora de decidir o que tocar naquela época especial do ano. Como usar esta estratégia a seu favor? Confira aqui algumas dicas sobre como usar músicas e sons nas épocas sazonais!

Pense em músicas que remetam àquela data

Uma boa estratégia de marketing é pensar em canções e melodias que sejam espontaneamente relacionadas com uma dada data comemorativa, é possível criar um clima natalino, por exemplo, sem perder as características da programação musical desenvolvida para sua marca.

Aposte nas músicas que remetam ao período, a fim de despertar emoções daqueles clientes que compram em seu negócio!

Planeje-se

O planejamento bem feito é uma peça fundamental para o êxito de um negócio nas datas comemorativas. Desde promoções especiais até a playlist tocada no local — tudo deve ser planejado nos mínimos detalhes. Pense em estratégias que visam adequar o ambiente à data proposta.

Invista nas ligações emocionais

Em especial nas datas comemorativas, as compras estão muito mais ligadas ao sentimento que a pessoa tem ao ver determinado produto do que em outras épocas do ano. Se a data envolve a compra de um presente, por exemplo, invista na sonoridade que valorize os laços emocionais dos clientes.

Além disso, é importante pensar em como o consumidor pode criar uma conexão emocional com a marca através da música. Não se esqueça de que a trilha sonora é um elemento importantíssimo na construção da conexão subjetiva com a marca. Em outras palavras, das impressões que não envolvem uma avaliação objetiva da pessoa.

Faça um brainstorm

Algumas semanas antes da data comemorativa, reúna-se com os parceiros responsáveis por criar sua programação musical e, juntos, façam um bom briefing, para que a playlist montada não perca as características da sua marca, e você não corra o risco de colocar na programação musicas “mais do mesmo”, ou que as pessoas não aguentam mais ouvir.

Conheça seus clientes

Faça um banco de dados com aquelas informações de seus clientes para descobrir quem é seu público-alvo. Dessa forma, você pode estabelecer qual o melhor som para usar em seu estabelecimento. Há vários gêneros musicais que devem ser cuidadosamente selecionados e escolhidos na hora de atrair clientes, e fazê-lo entrar no clima do momento.

A música que toca em uma loja voltada para adolescentes não é a mesma daquela que tem como público principal mulheres de meia idade, por exemplo. Monte uma playlist especial, tendo em mente quem deseja atrair para o seu negócio.

Conheça seus produtos

É fundamental que o estilo de música que toca na loja esteja bem de acordo não apenas com a sua clientela, mas também com aquilo que vende. Procure, dentro das suas opções sazonais, aquelas faixas que mais se harmonizem com a proposta da empresa e que deixem o ambiente agradável.

Se estiver na Páscoa, por exemplo, e deseja vender ovos de chocolate, prefira canções que lembrem a criançada (e seus pais) sobre o alimento ou da caça aos ovos. Siga essa mesma lógica, delimitando a trilha à mercadoria que almeja vender, para montar uma playlist mais certeira e eficaz.

Acerte no volume

Se a música pode ser uma grande parceira na hora de chamar atenção para seu negócio, o volume errado pode fazer com que os clientes saiam em segundos do local. Quem ficaria muito tempo em um lugar com um som extremamente alto?

É importante que a música não esteja nem tão alta que possa atrapalhar o raciocínio do consumidor ou sua conversa com os vendedores, e nem tão baixa que a pessoa não possa ouvir a trilha de fundo. O ideal é deixar o cliente mais confortável naquele ambiente, para que possa caminhar pelo estabelecimento e procurar pelos produtos que deseja. Se for necessário se focar em algum aspecto da loja, que seja nos produtos — e não na música.

Note a recepção do cliente

Depois de escolhidas as músicas, é hora de colocá-las para tocar. Se você perceber que os consumidores não estão satisfeitos com as suas escolhas, ou saindo muito rapidamente do estabelecimento, não tenha medo de fazer ajustes para adequar sua trilha.

Mantenha sempre mais de uma opção de trilha sonora temática, e analise qual seria aquela que funciona mais no estabelecimento.

Peculiaridades da época sazonal

Ao contrário da playlist “usual” de um negócio, as campanhas sazonais visam ter resultados a curto prazo e englobam os mais diferentes tipos de negócios. Por isso, não é incomum que a mesma música seja tocada em locais que variam de grandes redes de supermercado a pequenos negócios.

É importante apostar na variedade, dentro do seu leque de opções, entre artistas nacionais e internacionais, novos e antigos, para criar um momento especial para seus clientes.

Viu como a música pode ser uma grande aliada na hora de aumentar as suas vendas em épocas sazonais? Deixe um comentário abaixo, contando algumas de suas dicas na hora de escolher a música certa para seu empreendimento!

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