Qual o melhor estilo musical para minha loja?

A música está presente em muitos momentos na vida de qualquer ser humano, sejam épocas tristes ou felizes. E se ela pode até mesmo despertar amores e saudade, então por que não usá-la para aumentar nas pessoas a vontade de comprar novos produtos? Quando a escolha do estilo musical é acertada, a música se torna uma ferramenta de grande potencial para suas vendas. Leia o post e saiba finalmente a resposta para velha pergunta: Qual o melhor estilo musical para minha loja?

O marketing sensorial usa os sentidos para estimular a compra de determinados produtos, e a música faz parte de um conjunto de relevantes ferramentas sensoriais — que estimulam e alcançam excelentes resultados para os lojistas.

Quer saber qual o melhor estilo musical para a sua loja? Confira abaixo.


Estilo musical para minha loja

Analise o seu segmento

Para acertar no estilo musical adequado, a primeira coisa que se precisa pensar é em seu ramo de atuação. Avaliando o seu segmento, será mais fácil adaptar e criar uma playlist adequada. Essa, na verdade, é uma etapa essencial para se ter êxito com o uso da música como marketing sensorial.

É um erro pensar que o mesmo tipo de música serve para todas as lojas. Músicas lentas, por exemplo, estimulam o público a passar mais tempo dentro dos locais. Isso é porque elas acalmam e fazem com que as pessoas, inconscientemente, passem a andar mais devagar. Já as canções rápidas estimulam a compra por impulso, fazendo com que os indivíduos não reflitam muito antes de comprar determinadas mercadorias.

Apesar dessa dica ser importante, ela não é a única a ser levada em consideração na hora de definir o melhor estilo musical para a sua loja. Por exemplo, você possui uma loja de roupas. Mas, que tipo de roupa? E quem compra essa roupa que você vende?

Ainda é preciso analisar seu tipo ideal de cliente, a fim de definir o melhor estilo de música, ou seja, o gosto de seu público-alvo.

Descubra o seu público-alvo

Você já deve estar cansado de saber que o seu público-alvo deve ser bem analisado antes e na hora de montar o seu negócio. Afinal, tudo precisa ser de acordo com o estilo do seu público, para poder gerar vendas e conquistar novos clientes.

Vale ressaltar que conhecer o seu público-alvo significa bem mais do que conhecer sexo, idade e onde os clientes residem. É preciso aprofundar um pouco mais o seu conhecimento sobre eles, levando em consideração:

A personalidade

Cada pessoa traz uma personalidade única, mas é possível encontrar um grupo específico com algumas semelhanças — que podem caracterizar determinado nicho a ser trabalhado.

Analise a personalidade dos integrantes de seu público-alvo, verifique se são pessoas mais propensas a agir por impulso ou se pensam muito antes de decidir algo. Isso será fundamental para trabalhar a música ambiente de seu estabelecimento.

O modo de pensar e de agir

A forma como o seu público pensa e age interferirá na escolha das músicas. Por exemplo, se a sua loja possui um público mais tradicional e familiar, certamente não gostará de comprar seus produtos em uma loja com músicas mais populares e com determinados tipos de apelo.

Já nas lojas em que há um público mais liberal, algumas letras de músicas certamente não serão motivo de incômodo para seus clientes.

O gosto musical

E para definir de vez qual o melhor estilo musical para sua loja, investigue o gosto de seus clientes. É possível realizar uma pesquisa de mercado para aprofundar essa questão. Com uma análise minuciosa, você terá em mãos todos os pontos importantes para criar uma playlist matadora e adequada para seu público-alvo.

Teste a sua playlist regularmente

Após a definição do estilo musical da sua loja, é importante que você mantenha o controle de qualidade da sua playlist. De tempos em tempos, pergunte aos seus clientes o que eles acham das músicas tocadas na sua loja. Isso te dará uma noção de quais aspectos você está acertando e de quais você precisa melhorar.

E aí, achou as nossas dicas úteis para escolher o melhor estilo musical para sua loja? Então compartilhe nas suas redes sociais!

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