Entendendo o Comportamento do Consumidor da sua Loja 3 Passos

O mercado está cada vez mais competitivo, o que exige do empreendedor a busca constante por novas alternativas que o mantenha à frente da concorrência. Um dos fatores primordiais para o sucesso é que o empresário esteja de fato entendendo o comportamento do consumidor.

Isso porque, a partir do momento em que se sabe exatamente quem ele é e o que deseja, fica mais fácil antecipar o que se tornará uma tendência entre os lojistas e, assim, atrair e fidelizar mais clientes. Saiba neste artigo quais os principais fatores que devem ser considerados em um passo a passo para conhecer e entender o consumidor da sua loja.

O que pode influenciar o comportamento do consumidor?

Na hora de traçar suas estratégias de marketing, assim como colocá-las em prática, é fundamental que seu embasamento esteja na maneira como seu cliente faz suas escolhas e constrói as expectativas sobre os produtos e serviços que consome.

A experiência que irá proporcionar começa desde o momento em que o cliente faz suas escolhas, até quando ele decide voltar à loja. Portanto, é essencial que, para atingir seu objetivo de conhecer a fundo como funciona o comportamento do consumidor, entenda os fatores chave que permeiam toda sua jornada, veja a seguir:

1. Meio social

Considerar o meio em que o indivíduo vive significa entender qual o papel social que ele ocupa, bem como com quem ele interage, que lugares frequenta, qual sua profissão, como é constituída sua família. Tudo isso faz toda diferença na hora de traçar as estratégias que pretende atingi-lo.

2. Fator pessoal

O comportamento de consumo está muito ligado ao papel pessoal de cada um. Esse aspecto diz respeito à vivência e características individuais que, por sua vez, interferem diretamente nos hábitos e decisões de compra.

Com isso, tenha em mente que estará entendendo o comportamento do consumidor quando souber como este se expressa e faz suas escolhas de acordo com seu estilo e momento de vida.

3. Formação cultural

A formação cultural de uma pessoa certamente diz muito sobre o que poderá impactá-la no processo de aceitação de um produto ou serviço. Quanto mais o empreendedor tem conhecimento sobre estes aspectos, como o tipo de música o cliente costuma ouvir, qual sua religião e inclinações políticas, entre outros, mais terá chances de acertar no alcance do seu público.

Pergunte-se se realmente está entendendo o comportamento do consumidor

Muitas vezes, não entendemos o motivo de um negócio não alavancar as vendas e não obter sucesso com suas campanhas. Porém, será que você está entendendo o comportamento do consumidor? Crie o hábito de fazer pesquisas de satisfação com os clientes, assim como o mercado muda, os gostos e necessidades também mudam, e cabe a você se reformular para não ficar atrás!

Que tal testar um serviço de música ambiente especializada para seu público? Experimente o trial gratuito da Rádio Atmosfera e ofereça uma experiência completa ao seu cliente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *