Como encontrar a música ideal para meu público?

Ainda que não tenhamos essa percepção, somos a todo o tempo influenciados pelos nossos sentidos. Quando tato, visão, audição, olfato e paladar são estimulados positivamente, a sensação é bastante agradável.

Muito se fala em marketing sensorial e em como agradar o cliente por meio dos estímulos aos sentidos, mas é raro encontrar uma marca que consiga trabalhar com a audição de maneira satisfatória.

Dessa forma, a dúvida sobre como encontrar uma música que agrade ao público é real e acaba fazendo com que a decisão recaia sobre o gosto do dono do estabelecimento, o que é um erro grave.

No post de hoje, falaremos mais sobre esse assunto e daremos algumas dicas para você encontrar a música ideal para o seu público.

Como o som pode influenciar a compra?

Quando entramos em um lugar agradável, nem sempre conseguimos identificar o que tem ali que nos faz bem, não é mesmo? A combinação de som, cheiro, tato e visual tem muito a ver com isso.

Mais especificamente tratando do som, ele  atuará no ambiente de sua loja deixando-o mais agradável e mais satisfatório ao público. Quanto mais as pessoas se sentirem à vontade naquele local, mais inclinadas à compra elas ficarão e, ainda por cima, irão querer voltar para experimentar aquela sensação outra vez.

Como encontrar a música ideal para meu público?

Não é qualquer música que irá deixar seus clientes satisfeitos com o ambiente. Você também não deve confiar cegamente em seu gosto pessoal ou no gosto das pessoas que trabalham com você. O ideal é encontrar aquela música que tem a ver com a identidade de seu estabelecimento, isto é, que seja a cara de seu público.

Feche os olhos e tente entender a atmosfera que sua loja transmite: procure entender se seu público é maduro e mais calmo ou mesmo se é jovem e descolado. Desse modo, busque construir uma imagem muito bem definida de quem é o público, o que ele faz no dia a dia e quais são seus hobbies.

Para facilitar, é possível criar uma pesquisa e pedir para que seus clientes respondam, sobretudo aqueles que já foram fidelizados. Entre as perguntas, procure saber que tipo de artistas acompanham nas redes sociais e quais são as suas maiores inspirações.

Som alto ou som baixo?

Isso depende. Tem pessoas que costumam se dar bem com som alto, enquanto outras preferem música baixa. O que vai orientar o volume do som de sua loja também é a preferência do público: se você atua em um comércio voltado para o público jovem, pode experimentar o som mais alto, já que essa faixa de idade costuma estar acostumada a ir à festas e baladas, onde o som é bastante alto.

O público mais adulto, por sua vez, costuma preferir ambientes mais calmos e tranquilos e a música baixa combina mais com essa ideia. Mas isso também não é regra. O segredo é sempre entender o público e adotar as suas preferências.

Vale lembrar que mesmo que a decisão seja pela música alta, não se esqueça de que é importante que os cliente possam ouvir os vendedores sem que precisem gritar. Além disso, os vendedores também precisam ficar confortáveis no ambiente de trabalho deles e a música alta demais, o tempo todo, pode vir ser um incômodo.

Existe empresa especializada?

Se você gostou das dicas acima, então  agora deve estar se perguntando: será que existe uma empresa que pense em tudo isso para mim? A resposta é SIM, conheça agora o Rádio Atmosfera, primeiro serviço de Marketing Sensorial do Brasil, teste dez dias gratuitamente e veja o poder da transformação em seu negócio.

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