Como Ser Um Bom Administrador Financeiro de Uma Loja de Varejo?

A área de finanças permeia toda a estratégia, administração e controle gerencial de um negócio. Entretanto, a habilidade de lidar com números não é para qualquer um, especialmente em uma loja de varejo.

É preciso ter um perfil organizado e disciplinado, que se adeque sempre à novas tendências neste aspecto. Pensando nisso, a ListenX pretende apontar neste artigo as principais dicas de como ser um bom administrador financeiro, confira.

Dicas de como ser um bom administrador financeiro

Conhecer bem o setor em que atua, bem como os recursos disponíveis, é o primeiro passo para iniciar o planejamento das finanças. Além disso, é fundamental aprender a lidar com pressões diárias advindas de todas as áreas da empresa. Para isso, é necessário desenvolver soluções viáveis para os mais diferentes tipos de situações.

Pensando em como ser um bom administrador financeiro, o empreendedor deve ter em mente que cabe a ele planejar todas as operações financeiras estratégicas da empresa. Isso inclui, principalmente, previsões de resultado, controle de fluxo de caixa, tomada de decisões de investimento, entre outros. A responsabilidade é grande, pois qualquer erro nessa gestão pode gerar prejuízo para toda a loja.

Invista em um software de gestão financeira

Reunir dados que sejam consistentes e que estejam alinhados com os recursos financeiros da loja é muito importante para tomar qualquer decisão. Softwares de gerenciamento podem ser uma excelente ferramenta para a análise de todos os indicadores que um bom administrador financeiro de uma loja de varejo precisa.
Entre as principais métricas que o software pode abranger, estão: margem, giro de estoque, vendas, verbas de compras em aberto e ROI (Retorno sobre o Investimento).

Mantenha-se em constante atualização

Outra dica de como ser um bom administrador financeiro, é se manter sempre atualizado sobre novidades e tendências do mercado. Além do seu segmento de varejo, é importante ter a capacidade de observar com olhar atento e estratégico as movimentações da economia em todos os setores.

Cursos de especialização são sempre bem-vindos. Hoje, existem grades supermodernas e atualizadas de pós-graduações em finanças, que incluem desde técnicas mais avançadas de negociação, até MBA focada em controladoria e tributos. De qualquer maneira, só terá a acrescentar, tanto na sua gestão como no crescimento pessoal.

O que achou das nossas dicas sobre gestão financeira? Conte-nos e acompanhe mais conteúdos sobre lojas de varejo no blog do Atmosfera. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *