Como Precificar um Produto em uma Loja de Varejo?

Um dos maiores desafios para quem tem uma loja de varejo é saber como precificar um produto corretamente. Implementar valores no que está sendo comercializado é uma estratégia em qualquer negócio, pois é a partir disso que uma empresa consegue se manter lucrativa e competitiva ao mesmo tempo.

Precificar não é apenas calcular uma margem de lucro sob o valor pago naquele produto, é preciso refletir sobre quem será atingido, qual a situação do mercado atual e outras questões que não dependem apenas de cálculos matemáticos, mas de análises de cenário e objetivos. Nós reunimos algumas dicas para te ajudar nesse processo, confira!

Primeira questão a ser considerada: o custo do produto

Para saber como precificar um produto, primeiro é preciso fazer algumas contas com base nos valores daquela determinada mercadoria. Existem os custos diretos e os custos indiretos, como:

despesas administrativas — aluguel, material de limpeza, material de escritório, folha de pagamento, contas diversas, insumos, seguros, etc;
diferenciais por categoria — se um produto precisa ser armazenado em um local com refrigeramento, por exemplo, isso também deve ser considerado;
percentual de perda de produtos, seja por quebra, estrago, etc;
fornecedores;
tributação — considerar o regime tributário da empresa, PIS e Cofins.

A partir daí você precisará decidir qual a margem de lucro que quer obter com a venda de seus produtos no varejo.

Preço do produto no mercado

A próxima questão que precisa ser considerada é o preço desse produto em outras lojas de varejo, ou seja, na concorrência. E é exatamente aqui que você deverá refletir sobre suas estratégias de mercado. Pense: quem você quer ser? Você quer ser conhecido como a loja que vende tudo mais barato? Ou aquela que não tem produtos com valores abaixo do mercado, mas oferece atendimento especializado?

São inúmeras as estratégias que podem ser tomadas neste ponto, mas com cada uma delas vem uma responsabilidade diferente. Se for vender muito barato, precisará calcular de maneira extremamente precisa o seu fluxo de caixa, por exemplo.

Saber como precificar um produto corretamente também envolve um tipo de pensamento analítico. Não subestime o poder que suas estratégias terão!

Gostou de saber mais sobre precificação em lojas de varejo? Para mais dicas de gestão para seu negócio continue acompanhando o blog Rádio Atmosfera, da ListenX!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *