Como Organizar Estoque de Loja de Roupas

Quando entramos em uma loja de roupas e vemos tudo organizado e milimetricamente calculado, muitas vezes nos esquecemos de tudo o que está por trás. Desenvolver uma boa gestão e organizar estoque da maneira correta são as únicas soluções que garantem que todos os produtos estejam em seus devidos lugares tanto na vitrine, quanto nas araras e displays de seu empreendimento.

Ao longo deste artigo vamos dar algumas dicas para você conseguir organizar o estoque de sua loja de maneira profissional, garantindo a disponibilidade e controle eficientes. Confira!

Classifique e cadastre para organizar estoque

Para saber como organizar estoque é preciso ter em mente que este é um trabalho constante. Não é o tipo de coisa que se faz uma vez, e sim um processo que se desenvolve juntamente com o seu empreendimento.

O primeiro passo para ter sucesso com este assunto é classificar adequadamente todos os seus produtos, dessa forma, fica muito mais fácil dispor as peças no estoque, além de ser mais fácil para o estoquista encontrar o que está sendo pedido. Algumas opções de classificação são:

  • tamanho (P, M, G, GG, etc);
  • cores;
  • gênero;
  • tipo de peça (vestidos, camiseta, calça, etc).

O próximo passo é realizar o cadastro de todos os produtos que foram classificados. Registrar tudo que entra no estoque é essencial para manter a organização do mesmo, pois somente desta forma você será capaz de compreender tudo que sai e se há alguma diferença na quantidade de produtos que deveria estar por lá. Confira algumas informações que devem ser atribuídas:

  • data de aquisição;
  • data de venda;
  • valor de venda;
  • descrição do produto;
  • código do produto.

Ao criar e atualizar esse tipo de informação você terá o estoque na palma da sua mão, sendo muito mais fácil compreender se há peças em falta, com pouca circulação, etc.

Faça o inventário

Essa dica não vale só para lojas de roupas, mas para qualquer um que queria saber como organizar estoque, seja qual for o segmento. O processo de realizar o inventário é essencial para descobrir se os dados que você coletou no passo anterior estão batendo com a realidade, garantindo um controle muito maior.

Agora que você já sabe tudo sobre como organizar o estoque de sua loja, que tal ler um pouco sobre os segredos da organização de vitrines? Comece agora mesmo e alavanque o seu empreendimento! Para saber mais, acesse o blog da RádioArmosfera.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *