Como tirar melhor proveito de datas comemorativas?

As datas comemorativas são excelentes oportunidades de vender mais, e empresas de varejo que conseguem traçar uma estratégia eficiente para esses momentos alcançam muitos resultados. O grande segredo para isso é conseguir se planejar no início do ano para as datas que fazem mais sentido para o seu negócio. Acompanhe o post de hoje e saiba como tirar melhor proveito de datas comemorativas.

Como se planejar para investir em promoções em datas comemorativas?

O sucesso em qualquer ação de vendas é o planejamento. Sem ele, é muito difícil que tudo ocorra da forma mais promissora possível. Por isso, para vender cada vez mais, principalmente aproveitando as datas comemorativas, é preciso criar um plano de ação e investimento com antecedência.

O recomendado é que esse plano seja fechado no fim do ano anterior ou, no máximo, no início do ano novo. Dessa forma, sua equipe tem tempo de analisar quais foram as datas de maior lucro nos últimos 12 meses e onde estão as oportunidades mais interessantes para a sua empresa. Um dos primeiros passos, então, é identificar quais são as datas mais importantes para o seu negócio e investir em promoções nesses momentos.

É fundamental lembrar também que fazer promoções não é apenas abaixar os preços e pronto: até as porcentagens de desconto precisam ser pensadas com calma para garantir que a empresa não terá nenhum prejuízo. É muito comum que companhias errem nesse ponto e que uma ação que era para vender mais e atrair mais clientes acabe se tornando um prejuízo ou, na melhor das hipóteses, algo que não muda nada no caixa da empresa.

Como escolher as datas comemorativas para o seu negócio?

Entender quais são as datas comemorativas mais apropriadas para que o seu negócio invista é fundamental. Conheça o seu público e analise as vendas dos anos anteriores durante essas datas: qual delas teve mais movimento? Quais delas têm mais relação com o seu produto? É possível criar alguns kits para aproveitar algumas dessas datas?

Existe alguma data para participação obrigatória?

Não existe uma data comemorativa obrigatória para todas as empresas, mas uma recomendação é que pelo menos na chamada Black Friday as empresas de varejo se preparem para participar. A tradição norte-americana chegou ao Brasil e tem tido muita procura de clientes. As pessoas já se preparam ao longo do ano para comprar produtos que gostariam, mas que têm valor elevado, com pelo menos 30{bb9b9f62a54b2fb7d41cfe4095682811af01d6c8366a2711edf48f76b743b866} de desconto em novembro. Por que não aproveitar esse movimento?

Como preparar a minha loja para as promoções em datas comemorativas?

Atrair os novos clientes durante as datas comemorativas não se resume exclusivamente a promoções específicas: o preparo da loja física para ganhar a atenção é fundamental! Invista em decorações temáticas e na ambientação bem elaborada, com playlists com músicas específicas para cada data, por exemplo.

Vale também investir bastante na divulgação: apesar de os descontos e o ambiente serem atrativos, é preciso ter certeza de que várias pessoas saberão da promoção que está acontecendo na sua empresa.

Agora que você já sabe como tirar o máximo das datas comemorativas, descubra também 4 tendências de marketing no varejo para a sua empresa.

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