Como melhorar a gestão de marketing no varejo?

Como melhorar a gestão de marketing

Todos os dias surgem empresas com produtos ou serviços semelhantes os que existem no mercado e que prometem resolver o mesmo problema do cliente. Por isso, as empresas de varejo que querem vencer e se tornar referência precisam desenvolver um excelente trabalho na gestão de marketing — e é aqui que muitas delas falham.

Algumas acreditam que não é necessário investir de forma planejada no marketing da empresa e por isso acabam tendo prejuízo. Na verdade, o segredo para um bom funcionamento da empresa e do aumento dos números do seu negócio é, sempre, o planejamento e a preocupação em conversar da forma mais clara possível com os seus clientes. Saiba mais sobre isso com o post de hoje e descubra como se diferenciar no mercado:

O orçamento de marketing

O orçamento de marketing é o primeiro passo para conseguirmos elaborar um bom planejamento. Faça uma análise do caixa da empresa e das suas metas: qual é o orçamento permitido para o investimento em marketing, tanto tradicional quanto digital? Coloque no papel, sempre analisando os números anteriores, tanto de investimentos passados quanto de fluxo de caixa.

O planejamento de marketing

Uma vez com o budget bem definido, é hora de trabalharmos o planejamento de marketing. Nesse momento, é preciso fazer um trabalho de pesquisa de campo para entender quem realmente é seu público, onde ele está, do que ele gosta, quais informações ele tem buscado, entre outros. Todas esses dados guiarão a nossa forma de trabalhar daqui pra frente, pois saberemos quais assuntos abordar nas campanhas, em quais canais colocar anúncios e conteúdos, como conversar com o público, etc.

No mundo varejista, é interessante investir nos 5 sentidos para estimular a compra. Essa é uma das ações mais comuns e que realmente impacta nos números da empresa. Quantas vezes você entrou em uma loja e estava tocando música, ou tinha um cheiro específico que, sempre que o sente, você associava a uma marca? Essas associações e estímulos são fundamentais para mexermos com os instintos dos clientes, conduzindo-os à compra.

Olho nas metas

As metas precisam ser bem definidas lá no começo, junto com o planejamento. É preciso acompanhar todas as metas e a evolução de cada uma delas para ter a certeza de que todos os seus investimentos na gestão de marketing da sua empresa estão caminhando para o sucesso.

Defina quais são os objetivos da sua empresa para os próximos meses e deixe isso claro para a equipe — é fundamental que todos trabalhem alinhados para o mesmo interesse.

Análise e mensuração de resultados

Analisar e mensurar resultados periodicamente é a maneira de encontrar novas oportunidades no dia a dia da empresa. É com essa mensuração que conseguimos identificar os momentos de força e as fraquezas nas campanhas e, a partir daí, otimizar os investimentos. Com isso, ao fim das ações, os números serão realmente favoráveis.

O sucesso no mundo do varejo exige muito conhecimento de mercado e análise dos reais interesses do seu público. Invista em estratégias de ponto de venda, além de ações online, para garantir que o nome da sua marca permanecerá na mente dos possíveis clientes e, com isso, aumentar as vendas. Tem alguma dúvida? Comente!

Serviço de Marketing Sensorial no Brasil

Gostou de todos os tópicos citados acima, mas ainda não sabe como colocar em prática, principalmente o som ambiente, marketing sensorial e music branding? Então conheça agora o Atmosfera, serviço de Marketing Sensorial da ListenX (pioneira no Brasil). 

Você pode testar o serviço por 10 dias grátis, não perca tempo:

Rádio Atmosfera Experimentar

CONTEÚDO VIP

Insira o seu endereço de email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!>

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *