Como melhorar a experiência do cliente no varejo

Experiência do cliente

Oferecer uma boa experiência para os clientes no varejo é atitude fundamental de qualquer lojista, pois essa é uma das práticas que mais atraem e retêm compradores de uma determinada empresa. Como os clientes estão se tornando cada vez mais exigentes, cabe à empresa fazer de tudo para que sua experiência seja a melhor possível.

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Para ajudá-lo nesse sentido, elaboramos uma lista com ações que irão fazer com que você possa melhorar a experiência do cliente em seu estabelecimento. Não deixe de conferir!

Tenha empatia

É importante que os lojistas tenham empatia e consigam se colocar no lugar do cliente. Por isso, sempre que for tomar uma decisão na loja ou empresa, pense em como seu cliente se sentirá com a novidade.

Se você é o gerente de um supermercado, por exemplo, e quer trocar de lugar a sessão de produtos de limpeza, precisa pensar se o cliente que compra esse tipo de produto e já está acostumado com tal localização vai gostar ou não da mudança.

Tenha educação e cordialidade

Saber servir bem é essencial para ganhar e reter clientes. É por isso que as empresas de varejo devem sempre investir em ações de comunicação interna, endomarketing e treinamento de seus colaboradores.

É importante que todos dentro da empresa, independentemente do cargo que ocupam na hierarquia organizacional, tenham ciência de que é necessário agir com o cliente de forma educada e cordial, prestando sempre um bom atendimento e estabelecendo uma relação baseada na confiança e na lealdade.

Saiba ouvir

Saber ouvir o cliente pode ser até mais importante do que saber como falar com ele — e isso não precisa ser necessariamente em uma conversa pessoal.

Com o avanço das tecnologias e com a popularização das mídias sociais, é comum que as empresas tenham perfis no Facebook, Instagram e outros sites ou aplicativos. Procure saber o que seus clientes estão falando do seu estabelecimento nessas mídias e pense em quais melhorias você pode adotar para deixá-los cada vez mais contentes.

Invista em Marketing Sensorial

O marketing sensorial também é uma excelente forma de melhorar a experiência do cliente em um estabelecimento comercial. Uma música ambiente ou uma rádio interna em uma loja ou mercado, por exemplo, podem fazer com que o cliente se sinta relaxado e mais à vontade para fazer suas compras.

Faça mais do que o esperado

Quando atender um cliente, vá além do básico. Diferencie-se do que todo mundo faz. Se você tem uma loja e o cliente for fazer uma compra no mesmo dia em que está fazendo aniversário, por exemplo, você pode lhe dar um mimo ou presente pela data.

Além disso, no caso de grandes compras, você pode mandar uma carta de agradecimento pela confiança ou então fazer uma ligação perguntando se tudo ocorreu como o esperado.

Agora que você já está mais bem informado sobre como melhorar a experiência do cliente no varejo, não perca mais tempo e vá agora mesmo colocar tudo em prática. Caso você queira receber mais informações como essa no seu Facebook, curta a nossa fanpage!

Serviço de Marketing Sensorial

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