Como implementar Marketing Sensorial na minha loja?

O consumidor contemporâneo gosta de liberdade de escolha. Quanto mais à vontade ele estiver para realizar uma compra, maior será sua satisfação com a experiência vivenciada na loja.

Nesse contexto, o desafio para os profissionais do marketing é complexo: instigar o consumidor sem ser insistente. Uma das técnicas mais utilizadas para atingir esse objetivo é o Marketing Sensorial que, como o próprio nome sugere, atua nos cinco sentidos para envolver e cativar o cliente.

Confira nesse post tudo o que você precisa saber para adotar essa metodologia na sua loja!

Conquiste o cliente de primeira

A maneira como você organiza a vitrine da loja é fundamental para atrair o olhar do consumidor e estimulá-lo a conferir o que mais seu estabelecimento tem a oferecer. Aqui, o que vai contar mais pontos não é a quantidade, mas sim a qualidade e singularidade do que você expor na sua loja.

Analise com cuidado e minuciosidade o público-alvo que sua empresa deseja conquistar para, então, construir um visual que seja “a cara” desse perfil. Lojas que comercializam alimentos e bebidas precisam se preocupar mais precisamente com a quantidade, para não gerar um visual poluído. As que vendem roupas, por sua vez, têm que ficar atentas com as tendências da estação.

A principal vantagem em pensar na vitrine de maneira estratégica é despertar o sentimento de identificação no cliente: ele enxergará, literalmente, como a marca se encaixa ao seu jeito de ser.

Deixe sua identidade no ar

O sentido que atua com mais intensidade na emoção é o olfato. Por esse motivo, investir no aroma da sua loja é potencializar os efeitos do consumo emocional e fazer com que ele atue a seu favor.

As lojas que trabalham com perfumes e alimentos têm uma grande vantagem: a primeira pode borrifar o produto que foi recém-lançado, enquanto a segunda pode explorar aquele cheiro de comida que acabou de sair do forno.

Para os estabelecimentos que vendem roupas, essa estratégia também é válida e poderosa. Nesse caso, você deverá alinhar o perfume ao estilo da marca — podendo, inclusive, desenvolver fragrâncias exclusivas para sua empresa.

Além de sedutores, os aromas funcionam como um “lembrete de situações”. Ou seja: se a sua loja tiver um perfume marcante, o cliente sempre se recordará onde quer que esteja.

Intensifique o bem-estar durante a compra

A organização do interior da loja é outra vertente explorada pelo Marketing Sensorial. Para instigar o cliente a finalizar a compra, é fundamental fazer com que tudo esteja ao alcance dos olhos e das mãos, se for o caso.

Os produtos têm de estar divididos de maneira natural e coerente. Por exemplo: um kit de pincéis de maquiagem não pode ficar na mesma seção dos itens de limpeza. O mesmo raciocínio vale para as lojas de roupas. É essencial separar, além do feminino do masculino, os trajes de inverno dos de verão, os lisos dos estampados e assim por diante.

O cuidado com a organização também deve se estender à parte estrutural: fique atenta quanto à limpeza, qualidade e tom dos pisos e com o profissionalismo e desenvoltura da equipe de atendimento.

Se esses detalhes forem trabalhados, o cliente os levará em consideração na hora de repetir a experiência ou indicar a empresa para alguém.

Permita um “gostinho de quero mais”

Não pense que o paladar é aplicável somente às lojas que vendem doces e salgados. Mesmo as lojas que comercializam outros itens podem explorar esse sentido e aprimorar, ainda mais, a experiência de compra do consumidor.

O que torna essa ação ainda mais interessante é que você não precisa gastar muito dinheiro. Você pode instruir seus vendedores a oferecer café ou água, acompanhados de algum biscoito amanteigado para fazer com que o cliente se sinta acolhido por sua loja. Outra dica é deixar balas de hortelã ou iogurte disponíveis no balcão para o consumidor se servir quando estiver de saída.

Se o cliente se sentir exclusivo, ele optará por ficar mais tempo analisando os produtos da sua loja, aumentando significativamente as possibilidades de venda e, consequentemente, de lucro.

Ofereça uma música ambiente especial

Para criar a atmosfera perfeita, você tem de preencher a loja com uma música agradável que dê conforto e serenidade para o consumidor. Só que deixar uma rádio aleatória tocando é muito mais do mesmo: para se destacar da concorrência, é imprescindível que você personalize sua playlist.

Assim como na arrumação da vitrine e na escolha do aroma, você precisa conhecer seu público-alvo como a palma da sua mão para definir as músicas que vão embalar a compra. Se o perfil da sua clientela não lhe der muita inspiração, pense na mensagem que sua empresa quer passar no mercado e quais canções melhor sintetizam a sua filosofia.

As músicas têm um poder emocional muito forte. Por isso, explore ao máximo a trilha sonora para que ela atue em sintonia com todas as outras estratégias de Marketing Sensorial que citamos anteriormente.

Um cliente procura mais do que um bom atendimento: ele quer se sentir único e especial para aproveitar cada instante que ele estiver em uma loja. É por isso que a junção da visão, tato, audição, olfato e paladar são tão importantes para desenvolver um vínculo emocional entre marca e consumidor —  que é o principal objetivo do Marketing Sensorial.

Obviamente, cada empresa — dependendo da sua área de atuação — terá mais mecanismos para explorar um sentido do que outro. Não tente fazer tudo a qualquer custo, pelo contrário: faça um planejamento separado e detalhado, visando sempre um alinhamento natural do tangível (produtos) com o intangível (a experiência em si).

O comportamento do consumidor é difícil de ser previsto, sem dúvida alguma. No entanto, se você seguir as dicas que listamos aqui, certamente sua marca estará na gravada na memória do cliente da maneira mais eficaz e duradoura possível.

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