Como Gerenciar um Salão de Beleza

O mercado de salões de beleza e estética está em constante crescimento em nosso país. Hoje, já contamos com mais 600 mil estabelecimentos como esses no Brasil, um número que quadruplicou de 2012 para cá. Separamos algumas dicas de como gerenciar um salão de beleza para você aproveitar esse momento e criar seu próprio negócio!

Uma pesquisa do Sebrae apontou que a população dedica, em média, 2% de seu orçamento em cuidados de beleza e higiene, o que faz deste um setor com muito potencial.

De acordo com a Avec, uma empresa que desenvolve soluções integradas para o mercado de beleza, os serviços mais solicitados são corte de cabelo, manicure, pedicure e design de sobrancelhas.

Confira nossas dicas de como gerenciar um salão de beleza e impulsione o seu empreendimento!

Gestão de cliente e de colaboradores

Em estabelecimentos como salões de beleza, a gestão de cliente é essencial. Afinal, grande parte da divulgação desse tipo de negócio é feita por meio do boca a boca. Nada melhor para conseguir uma boa propaganda do que a experiência de alguém que adorou o serviço que você ofereceu e tem histórias boas para contar para os outros!

É preciso controlar todos os agendamentos para que não sobrecarregue a sua equipe, o que acabará resultando em atrasos. Além disso, busque sempre conseguir o máximo de contatos diferentes do cliente, para poder avisá-lo no caso de algum imprevisto. Tenha uma agenda bem organizada. Uma possibilidade interessante é a implementação de um sistema de agendamento on-line!

Outra questão essencial é investir tempo nas contratações que fará. Sua equipe é a alma do seu empreendimento, e um dos segredos de como gerenciar um salão de beleza está diretamente ligado às pessoas que trabalham nele. Garanta, também, o treinamento de seus colaboradores, garantindo um atendimento de excelência.

Controle financeiro

Estude para não gastar mais do que você ganha, essa é a essência de como gerenciar um salão de beleza. Crie planilhas, utilize softwares ou mesmo contrate um contador para manter tudo em dia. Saiba fazer previsões e entenda quais custos podem ser cortados.

Invista em você mesmo, busque saber como a gestão financeira pode te ajudar nessa jornada e aprenda sobre controle e fluxo de caixa.

Bônus! Ofereça diferenciais aos seus clientes

Não é preciso ser um salão de beleza caro ou direcionado para a classe A para oferecer diferenciais aos seus clientes. Pequenos detalhes já fazem muita diferença, como promoções, programas de fidelidade, música ambiente e aquele famoso cafézinho.

Gostou das nossas dicas de como gerenciar salão de beleza? Para mais artigos como este continue acompanhando o blog da Rádio Atmosfera!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *