Como Definir Metas Assertivas Para seus Vendedores?

As metas são essenciais para o crescimento de uma loja. Elas devem estar no plano de negócios, nas estratégias e, principalmente, no dia a dia daqueles que trabalham com comércio. Aliás, o último ponto exige atenção: saber como definir metas para os vendedores é um dos passos mais importantes para alavancar as vendas.

Veja algumas dicas que podem te ajudar nesse processo e, consequentemente, melhore os resultados do seu negócio!

Verifique os números atuais

As metas existem para ajudar as pessoas a atingirem objetivos. Mas, para que isso aconteça em sua loja, é muito importante avaliar os números atuais. Supondo que a intenção é aumentar as vendas, verifique as estatísticas dos anos passados, como:

  • o índice de crescimento da loja;
  • a capacidade de produção, atendimento ao cliente e distribuição de produtos;
  • o número de vendas por período.

Conhecer esses dados vai te ajudar a entender o ponto de partida e o que falta para atingir a chegada.

Desafie, mas não desmotive!

Saber como definir metas para vendedores é, também, saber motivá-los. Por isso, antes de traçar números maravilhosos para a lucratividade da loja, estude o mercado. Dessa forma, conseguirá uma estimativa do que é possível alcançar.

Na prática, se o cenário for de crise, as metas deverão ser mais enxutas. Porém, se a taxa de crescimento do seu segmento está estável ou em alta, pode ser o momento certo para aumentar os números e desafiar os vendedores.

Só tenha cuidado com o desafio imposto. Todas as metas precisam ser estatisticamente alcançáveis. Do contrário, os números agressivos podem desmotivar os funcionários.

Considere cenários diferentes

Além de estudar o mercado de modo geral, lembre-se que, dependendo do nicho de atuação, a loja pode vender mais ou menos em determinadas épocas do ano. Logo,
uma dica importante de como definir metas é considerar as datas comemorativas e os períodos mais fracos também!

Conte com a ajuda dos vendedores

Se as metas são para o time de vendas, por que não envolvê-lo? Essa é uma forma de tornar o trabalho dos vendedores muito mais humanizado, pois leva em conta não apenas os lucros, mas também a capacidade da equipe.

Conte com a ajuda deles para definir tanto as metas individuais quanto as da equipe. Acredite: a partir do momento em que o vendedor concorda com um número, ele fica muito mais comprometido em atingi-lo.

Por fim, tenha em mente que saber como definir metas é apenas o começo. Para fazer a sua loja realmente crescer, continue navegando pelo blog do Atmosfera e confira quatro passos de como bater as metas até o fim do ano!

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