Como Aumentar as Vendas com Músicas

Muitos comércios que possuem som ambiente nem desconfiam do poder que têm em mãos. A música, quando escolhida da maneira certa e para um público específico, contribui com a experiência de compra do consumidor e é um dos segredos atuais de como aumentar as vendas.

Mas, para que isso aconteça e a marca, de fato, crie uma conexão com seus clientes, há um caminho certo a ser percorrido, e um errado a ser evitado.

O que não pode ser feito?

A música tem muita influência sobre o comportamento do consumidor. Quando escolhida da maneira certa, aumenta o tempo de permanência das pessoas na loja. Mas, se for errada, pode fazer os clientes irem embora mais rápido.

Definir uma música que represente sua marca, agrade seu público-alvo e ainda estimule o consumo é um verdadeiro desafio. Um simples erro nesse processo prejudica não só as vendas, como a experiência do cliente. Veja o que não fazer:

  • deixar o ambiente sem música;
  • seguir o gosto dos donos ou funcionários;
  • não considerar o perfil do público-alvo;
  • permitir que funcionários ou outras pessoas escolham as músicas e playlists sem critérios;
    colocar um CD qualquer para tocar;
  • usar rádio FM, coletâneas de músicas gravadas em pen-drive, Youtube, rádios online ou ferramentas de streaming que não são voltadas para empresas;
  • escolher playlists que não combinam com a identidade da loja.

Agora, pense no que é feito dentro do seu estabelecimento. Já cometeu erros assim? Em caso positivo, está na hora de aprender a usar os benefícios da música a favor do seu negócio!

Afinal, como aumentar as vendas? A música tem esse poder?

Sim! Dar o play na trilha sonora certa para a sua loja vai fazê-la obter muitos resultados bons. Quando gostam da música, cerca de 30% dos clientes ficam mais tempo no estabelecimento e 14%  compram mais.

Mas, além de contribuir com o crescimento dos números de um negócio, a música certa tem outras funções importantes: ela ajuda a construir uma identidade para a loja, favorece a experiência dos visitantes, estimula a memória sensorial e, assim, estabelece uma conexão emocional entre marca e consumidor.

O resultado disso tudo é que os clientes lembram mais da loja e 31% retornam, conforme números de uma pesquisa realizada na Suécia, sobre o impacto da música nos negócios.

Então, o que deve ser feito?

O segredo de como aumentar as vendas com música é fazer a escolha certa. Porém, isso exige conciliar diversos pontos, como a identidade da marca com o gosto do público. Logo, a melhor alternativa para não errar é recorrer a quem realmente entende do assunto.

De forma prática e rápida, você pode começar a usar as playlists da ListenX. Criadas por especialistas em Music Branding, elas atendem às especificações de cada tipo de negócio e são ideais para quem deseja melhorar não só as vendas, mas também a relação entre marca e consumidor.

Experimente nosso trial gratuito do Atmosfera, um serviço de rádio indoor especializado em ambientes comerciais, e faça seus clientes terem uma experiência de compra incrível proporcionada por sua marca!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *