6 dicas para se diferenciar no varejo online

Dicas para se diferenciar no varejo online

No varejo, se diferenciar da concorrência nem sempre é tarefa fácil. São muitas lojas que podem vender produtos parecidos; porém, com algumas medidas simples, isso é perfeitamente possível. Se você não sabe o que fazer para se destacar dos concorrentes, continue lendo o post de hoje, pois trazemos algumas dicas para se diferenciar no varejo online e como isso pode ser alcançado!

Fique atento à concorrência

Para saber como se diferenciar, é preciso conhecer os concorrentes, tanto diretos quanto indiretos. Observe que preços eles praticam, que produtos eles vendem, como organizam a loja, que tipo de promoções realizam, dentre outras coisas que podem te dar ideias de como superá-los e se destacar.

Estabeleça preços competitivos

Muitas vezes, o preço de um produto tem um peso grande na decisão entre uma loja ou outra. Para escolher bem sua estratégia de precificação, considere o seu público. Qual é o poder aquisitivo dos compradores que transitam pela região onde seu estabelecimento está localizado?

Dependendo da resposta, um preço alto pode afastar os compradores, enquanto um preço mais baixo pode ser o atrativo; em outras situações, vender produtos baratos demais pode dar a ideia de baixa qualidade. Conheça seu público e escolha a melhor estratégia para você.

Ouça o que o público tem a dizer

A opinião dos clientes é essencial. Com base nela, é possível saber quais são os pontos em que sua empresa está acertando ou errando e, a partir disso, corrigir as falhas e melhorar os produtos, o atendimento e a experiência de compra do cliente como um todo. Isso permite, ainda, saber quais necessidades dos clientes ainda não estão sendo supridas, o que possibilita aproveitar uma brecha deixada pelos concorrentes.

Foque no relacionamento com o cliente

Depois de encerrada a compra, o contato com o cliente não termina: chegou a hora de fidelizá-lo. Coletar dados de contato, aniversário, faixa etária e outros pode ajudar muito nesse processo. Crie um cadastro de clientes com essas informações e dados sobre o que eles compraram e use isso para realizar a fidelização.

Enviar promoções direcionadas, dar descontos em datas comemorativas e convidar para conhecer novos produtos semelhantes aos que já compraram são algumas sugestões de como utilizar esse cadastro.

Invista no ambiente da loja

Criar um ambiente agradável, com estímulos visuais, sonoros (como uma rádio interna da loja) e até odores agradáveis, pode ser uma boa forma de cativar o cliente e estimular uma compra. Muitas empresas investem no marketing sensorial, que consiste justamente no uso dessas técnicas para aguçar os sentidos do consumidor.

Use o Marketing Digital

Ele pode ser um forte aliado na hora de criar na mente do cliente uma imagem positiva da sua empresa. Uma página em uma rede social em que os clientes estão pode ser uma boa forma de divulgar novos produtos, responder dúvidas, realizar promoções — enfim, estar presente no dia a dia do cliente, fazendo com que ele sempre lembre da sua marca.

E então, pronto para se diferenciar da concorrência no varejo? Então mostre já para seu cliente o quanto você tem a oferecer. E se você gostou desse conteúdo, então não deixe de assinar nossa newsletter!

Serviço de Marketing Sensorial

Gostou de todos os tópicos citados acima, mas ainda não sabe como colocar em prática, principalmente o som ambiente, marketing sensorial e music branding? Então conheça agora o Rádio Atmosfera, serviço de Rádio Indoor da ListenX (pioneira no Brasil). 

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