6 estratégias de marketing inspiradas pelo mundo da música!

Estratégias de marketing

Inspirar e motivar pessoas são alguns dos principais fundamentos e estratégias de marketing existentes.

Interligar aquele que tem uma necessidade ao produto ideal é muito mais eficiente quando isso acontece de forma fluida e a partir de ambos os lados. A música pode ser uma grande aliada nesse processo.

Como você já viu por aqui, a música que toca na sua loja, por exemplo, pode influenciar no comportamento dos seus clientes.

A música ou a indústria musical, se você preferir, é uma grande fonte de inspiração para as melhores sacadas de marketing do seu negócio. Duvida? Então, continue lendo, porque selecionamos para você seis estratégias de marketing inspiradas pelo mundo da música!

1. Não pare no tempo: reinvente-se a todo instante

Deve ser difícil achar um exemplo melhor de mercado em transformação do que o mundo da música.

Há alguns anos atrás, você estava ligando para sua rádio predileta e pedindo a nova música do seu ídolo para poder gravá-la em uma fita K7. Hoje, mil notificações avisam sobre cada lançamento e, alguns cliques depois, você já está escutando, pausando e repetindo o novo hit até cansar.

Essa transformação constante demanda uma adaptação profunda de todos os envolvidos na indústria musical, dos músicos às gravadoras. Fora dela, também é preciso dançar no ritmo alucinante das mudanças: quem perde o ritmo, pode perder um cliente.

É assim em qualquer estratégia de marketing. Lidar com os públicos efervescentes nessa chamada Cultura da Conexão exige capacidade de adaptação. Não basta mudar por mudar: é preciso entender o que está acontecendo no seu nicho e encontrar a melhor forma de seguir alcançando as metas da sua empresa.

2. Dialogue nas praças digitais: a internet é um mundo de oportunidades

Hoje em dia, que artista ou banda não possui um canal em algum serviço de streaming digital? Ou então um website com a agenda atualizada, uma rede social para usar de ponto de encontro direto com fãs e parceiros?

A internet se tornou uma ferramenta impossível de negligenciar. E, cada vez mais, isso está se tornando uma verdade para diferentes campos profissionais e segmentos de mercado.

Sua empresa tem que considerar esse ambiente na hora de pensar as estratégias de marketing que deseja implementar. Mas não adianta tomar iniciativa sem fundamentação e atirar no escuro.

Atuar no ambiente online exige conhecimento, constância e experimentação. Mas, o segredo está em dialogar. Aprenda com os artistas que trocam mensagens, incentivam as interações e constroem grupos de admiradores. Sua marca precisa de mais do que consumidores: ela necessita de admiradores. Pessoas que confiam, se relacionam e se engajam em relação a seu produto.

3. Descubra onde seu público está

Para alcançar o máximo de admiradores possível, artistas e bandas experimentam construir pontes de contato em diferentes áreas ao mesmo tempo. Do Twitter ao Youtube; do blog à vídeo transmissão ao vivo. E essa diversificação pode ensinar muito.

Sua marca tem o público potencial definido, certo? Agora, é preciso entender onde esse público está e definir estratégias para alcançá-lo.

A publicidade do Facebook, por exemplo, pode ser um instrumento muito potente nesse sentido, pois permite definir quem será atingido a partir de vários tipos de informação, como:

  • Gênero;
  • Idade;
  • Localização;
  • Até mesmo gostos pessoais.

Mas não é só isso. Uma revista de jardinagem não é, a princípio, a opção mais disputada pelas bandas de heavy metal na hora de anunciar. Da mesma forma, a diversificação da sua estratégia de marketing offline também precisa ser fundamentada, buscando parceiros que tenham relação com seu público potencial.


4. Busque influenciadores: espalhe o nome de sua marca

Um outro aspecto muito próprio da nossa época são as parcerias criadas entre artistas e influenciadores digitais. Por exemplo, uma aparição em um canal do youtube de sucesso ou no Instagram de alguém com vários seguidores.

Essa técnica é cada vez mais usada pois os produtores de conteúdo para a internet não são, no geral, tão inacessíveis quanto aquele talk show tradicional da TV ou o comentário daquele crítico de rádio famoso.

Além disso, outra vantagem da internet é o nível de segmentação que a profusão de produtores de conteúdo proporciona. No caso de canais no Youtube, por exemplo, há inúmeros; desde aqueles dedicados à culinária, até exercícios físicos, dicas de jogos e aulas de gramática.

Dentro do segmento de música mesmo, canais exclusivamente para amantes de rock ou então para quem não quer conversa e sim clipe novo todo dia. Essa variedade é o que permite chegar onde exatamente interessa.

Faça uma pesquisa profunda, a partir do seu público potencial e encontre esses experts que podem ajudar na promoção de sua marca. Parcerias, permutas e brindes são comuns nesse tipo de relação.

5. Planeje-se: estratégias de Marketing precisam de prazos

O gerenciamento de uma carreira na música hoje em dia não é algo simples. Os artistas e bandas e os respectivos agentes sabem disso e, portanto, investem em um planejamento de médio e longo prazo, que influencia desde as ações que são realizadas até os conceitos trabalhados em cada álbum ou mesmo na marca do músico em questão.

Mais uma vez, essa é uma dica incrível que pode ser transferida para outros contextos.

Uma estratégia de marketing é algo continuo e que precisa levar em consideração o médio e longo prazos. Não adianta fazer um grande investimento para o lançamento, sem se preparar para o atendimento pós-venda dos clientes.

Ou então, por outro lado, apresentar um produto ou serviço destoante do que a sua marca tem o costume de oferecer. A inovação é sempre bem vinda, mas se a estratégia de marketing não funcionar como um fio condutor entre o novo e o tradicional da sua empresa, seu cliente pode se sentir traído ou desconfortável.

Planejar é essencial.

6. Tenha foco e disposição: não pare na pista

Imagine a vida exaustiva de um artista de sucesso. Um cantor ou cantora que faz dezenas de apresentações por semana, ainda precisa pensar em como se diferenciar, e estar sempre presente nas conversas digitais sem conseguir sequer ir ao mercado anonimamente. Independente disso, quando subir no palco, ele ou ela precisa fazer o melhor para cada um dos fãs que estiverem presentes.

Essa força e disposição que vemos nesses quase mitos atuais é a maior inspiração possível para quem quer fazer uma estratégia de marketing campeã. Mergulhar de cabeça é muito importante.

Você já sabe, mas nunca é excessivo repetir: marketing é apresentar às pessoas seu produto e, sobretudo, convencê-las de que é um bom produto. Esse convencimento não existe sem muita gana e disposição.

Então, da próxima vez que você estiver assistindo à performance de um ídolo no palco, tente armazenar um pouco daquela energia toda transmitida. Tente reproduzi-la na hora de desenhar os caminhos que sua empresa irá fazer na divulgação de sua marca e na construção de clientes potenciais.

Essas são as dicas que podemos tirar do mundo da música e usar na hora de elaborar estratégias de marketing de sucesso. Mas sempre há um novo olhar a ser lançado, que tal ler nosso artigo com as músicas mais tocadas em 2016 e descobrir sacadas importantes? Confira!

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