Conheça 4 marcas que usam Marketing Sensorial

Marketing Sensorial

O marketing sensorial é uma das subdivisões do marketing mais criativas e impactantes para o consumidor. É uma estratégia que visa criar ou reforçar um vínculo de marcas com clientes por meio de estímulos sensoriais, ou seja, apelando para os nossos 5 sentidos (visão, olfato, paladar, audição e tato). São ações que, por exemplo, despertam a curiosidade do público, tornam o ambiente de uma loja mais convidativo e aprimoram a experiência de compra.

Recursos como músicas, aromas, vitrines luminosas e degustações são alguns exemplos práticos de utilização do marketing sensorial. A propósito, muitas empresas no Brasil e no resto do mundo entenderam a importância de explorar os demais sentidos nas pessoas — não só o audiovisual simples, mas também nas tradicionais propagandas de TV.

Para você se inspirar, apontaremos, a seguir, 4 marcas que utilizaram essa estratégia para atrair mais clientes. Confira!

1. Mahogany

A linha de perfumes e cosméticos Mahogany reinventou os ambientes da sua rede de lojas com a inserção do music branding. A empresa adotou, em suas lojas, o uso de uma programação musical alinhada com os valores da marca. O resultado foi benéfico tanto para as colaboradoras, que rendiam mais um ambiente dinâmico, quanto para as clientes, que passaram a vivenciar uma experiência de compra mais viva e animada.

2. Lacoste

A Lacoste também passou a utilizar o marketing sensorial por meio da música. A empresa tinha a necessidade de entregar uma experiência mais completa, especial e original para os seus clientes. O uso de uma trilha sonora condizente com a identidade e a história da marca foi o passo dado pela Lacoste atingir os seus objetivos.


3. Dunkin’ Donuts

O caso da Dunkin’ Donuts é um dos mais conhecidos do marketing sensorial. Em Seoul, capital da Coreia do Sul, a empresa instalou um dispensador de aroma com o cheiro do seu café em vários ônibus da cidade. A fragrância era dispensada toda vez que um anúncio da marca tocava na rádio interna dos ônibus, o que aumenta a conexão sensorial com o público. O resultado dessa ação foi um aumento de 29% nas vendas de café da Dunkin’.

4. The Fat Duck

The Fat Duck é um restaurante localizado na Inglaterra que resolveu mesclar o paladar com a audição para criar uma experiência nova e marcante para os seus clientes. Em um prato chamado de “Sons do Mar”, foi colocado, ao lado, um iPod que, ao apertar o play, o cliente poderia ouvir o barulho das ondas indo contra uma costa enquanto degustava o seu peixe. A ideia era transferir a sensação de estar comendo um fruto do mar perto das águas.

Como você pode aplicar o marketing sensorial em suas lojas?

Para implantar o marketing sensorial, é importante seguir três bases: os valores da marca, o seu mix de produtos e o gosto do seu público. O primeiro deve estar presente em qualquer sensação trabalhada em uma ação, isto é, o cliente deve sentir a sua marca não importa o sentido aguçado. O segundo e o terceiro fator podem limitar ou privilegiar o emprego de um determinado formato.

Por exemplo, um varejista que trabalha com uma variedade de produtos, pode adotar um tipo de marketing sensorial mais universal e que é capaz de conversar bem com a marca, com as suas ofertas e com os clientes: a música.

Uma canção tem o poder de atrair, envolver e confortar o público em uma loja. Não é só uma questão de tornar o ambiente mais agradável, mas sim de despertar a criatividade, lembranças e laços afetivos no consumidor, o que pode resultar em um aumento de vendas.

O marketing sensorial já é aproveitado de forma inovadora pelas marcas para estimular e criar vínculos sensoriais e emocionais com seus clientes. Estratégias que variam do uso de músicas, sabores e aromas para encantar o público e, assim, gerar mais vendas.

Você notou como o marketing sensorial pode ser um importante aliado para aumentar suas vendas? Agora deixe o seu comentário e aproveite para compartilhar este post em suas redes sociais!

Serviço de Marketing Sensorial no Brasil

Gostou de todos os tópicos citados acima, mas ainda não sabe como colocar em prática, principalmente o som ambiente, marketing sensorial e music branding? Então conheça agora o Rádio Atmosfera, serviço de Rádio Indoor da ListenX (pioneira no Brasil). 

Você pode testar o serviço por 10 dias grátis, não perca tempo:

Rádio Atmosfera Experimentar

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *