Afinal, o que é Marketing Sensorial?

O marketing é uma atividade ampla, que envolve diversas ferramentas e ações para adequar e promover produtos e marcas, aumentando as chances de sucesso nas vendas de uma empresa. Ele pode ter várias vertentes, seguindo diferentes estratégias para atingir um único objetivo: conquistar o cliente.

Uma dessas modalidades é o marketing sensorial. Você já ouviu falar nele? No post de hoje, vamos explicar o que é, como ele funciona e quais são seus principais benefícios, mostrando como ele pode ser usado para dar resultados em seu negócio. Confira já:

O que é marketing sensorial?

Trata-se de uma subdivisão do marketing que tem a finalidade de trabalhar a percepção dos clientes por meio de estímulos sensoriais, ou seja, mexendo com todos os seus sentidos. As ações de marketing sensorial buscam causar identificação com uma marca não só pelo aspecto visual das propagandas ou vitrines, mas também com fragrâncias (para ativar o olfato) ou com músicas (para ativar a audição) nos pontos de venda, por exemplo.

Explorar os sentidos do cliente na busca por causar maior impacto no marketing é, portanto, o que norteia esse tipo de estratégia.

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Quais são os principais benefícios para o varejo?

Esse tipo de marketing permite criar uma ligação emocional mais intensa com os clientes, que sempre se lembrarão da sua marca com mais facilidade. Além disso, ele desperta interesse e curiosidade em potenciais clientes que estejam passando pelo local, convidando-os a adentrar e olhar mais de perto as opções, e fortalece a marca e o relacionamento com os clientes já atraídos, propiciando uma relação de consumo mais prolongada.

Como a música pode ser usada no marketing sensorial?

As músicas em pontos de venda talvez seja a modalidade mais conhecida de marketing sensorial, pois muitas empresas já sabem que isso ajuda a criar um ambiente agradável, que gera sensação de bem-estar e conforto. Porém, é preciso saber como usá-la para conseguir usufruir de seus benefícios.

Os sons afetam uma área do nosso cérebro com potencial para criar lembranças e fazer assimilações, o que possibilita utilizar a música para criar uma identidade sonora para a marca e reforçá-la. Quando um cliente entra em sua loja e escuta a música ambiente, mesmo que ele não se dê conta, aquele tipo de música e ritmo vai ficar gravado em sua mente como parte da experiência de ter visitado sua loja.

Se essa música for bem escolhida, ela vai causar uma sensação de conforto e, mesmo que o cliente não compre naquele dia, ele irá associar sua marca a sentimentos familiares e agradáveis. Assim, provavelmente voltará a frequentar o ambiente.

E você, já sabia o que era marketing sensorial? Que tal experimentá-lo na estratégia de sua empresa e se surpreender com os resultados? Entre em contato conosco; teremos o maior prazer em ajudá-lo!

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